Concurso PM PI 2020: Secretário de Segurança solicita 1040 vagas para nível médio e superior!

Concurso PM PI 2020 deverá contar com mil vagas, a nível médio, para soldados e 40 vagas, a nível superior, para oficiais.

Para quem deseja uma carreira na Polícia Militar do Piauí (PM PI), a expectativa de um novo edital em 2020 é alta. Em junho de 2019, o comandante da PM PI, coronel Lindomar Castilho, reafirmou a necessidade de um novo concurso com oferta de 500 vagas.

Desde o final de 2018, o comandante declara que é preciso uma nova seleção para reforçar a Segurança Pública do estado. Pela lei, o Piauí deveria ter mais de 11 mil policiais militares, mas tem, atualmente, cerca de 6 mil. No último concurso da PM PI, foram ofertadas 400 vagas imediatas e 80 para reserva, mas apenas 331 dos 32,5 mil candidatos foram aprovados.

Concurso PM PI 2020

Inicialmente, o comandante Lindomar Castilho havia anunciado um concurso para 2019, mas este não foi realizado. Logo, a seleção deverá ser adiada ocasionando no concurso PM PI 2020. A primeira vez que o comandante abordou a necessidade de um novo concurso foi no final de 2018, durante uma entrevista ao programa Agora, da Rede Meio Norte.

Na ocasião, Castilho afirmou que o certame seria anunciado pelo governador reeleito, Wellington Dias, após a posse dos novos secretários e da aprovação da reforma administrativa do Piauí pela Assembleia Legislativa.

Em julho, em outra entrevista, o comandante geral da PM PI declarou que o pedido para a Governadoria foi de um novo concurso com 500 vagas. O objetivo da seleção era repor o déficit das aposentadorias nos próximos anos.

Após a autorização do Governo por meio de portaria, que ainda não foi dada, uma comissão interna deverá ser formada para, assim, ser escolhida a banca organizadora que cuidará da divulgação do edital.

Com a recente criação do 21º Batalhão de Polícia de Altos e os demais batalhões, a Polícia Militar do Piauí deverá ter reforços este ano e um novo concurso deverá ser anunciado até maio. O anúncio foi feito no dia 20 de janeiro de 2020, pelo governador Wellington Dias.

No entanto, é esperado que o edital saia antes desse prazo. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), dadas à Folha Dirigida, foram solicitadas ao governo mais de mil vagas. Assim, a seleção deverá ser aberta em março, não em maio.

No dia 21 de janeiro, o setor de Comunicação da Secretaria de Segurança também informou à Folha que a autorização ainda é aguardada e que o secretário de Segurança Fábio Abreu pede mil vagas para soldados e 40 para oficiais. A carreira de soldado exige nível médio e a de oficial bacharelado em Direito.

Concurso PM PI 2017

O último concurso realizado pela Polícia Militar do Piauí ocorreu em 2017. Foram ofertadas 400 vagas para o cargo de Soldado, com 10% reservadas para mulheres.

A banca responsável por organizar a seleção foi o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe).

Os requisitos para concorrer foram ter ensino médio completo, altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, idade entre 18 e 30 anos e CNH, no mínimo, categoria A-B.

As vagas foram destinadas às cidades Avelino Lopes, Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri, Oeiras, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

A remuneração inicial estipulada no último edital para soldado da PM PI foi de R$ 3.100,00.

Etapas concurso PM PI

As etapas de avaliação do concurso de 2017 da Polícia Militar do Piauí foram:

  • Prova Escrita Objetiva – caráter eliminatório e classificatório;
  • Exame de Saúde (médico e odontológico) – caráter eliminatório;
  • Teste de Aptidão Física – caráter eliminatório;
  • Exame Psicológico – caráter eliminatório;
  • Investigação Social – caráter eliminatório.

Matérias cobradas no concurso PM PI

Em 2017, a prova objetiva do concurso da PM PI foi composta por 60 questões, que foram divididas entre as seguintes matérias:

Conhecimentos Gerais (peso 1)

  • Língua Portuguesa – 14 questões;
  • Matemática – 7 questões;
  • Conhecimentos Gerais – 12 questões;
  • Noções de Informática – 7 questões.

Conhecimentos Específicos (peso 2)

  • Legislação da PM PI – 7 questões;
  • Noções de Direito – 13 questões.

Para ser aprovado para a próxima etapa, o candidato precisou acertar, no mínimo, 36 questões de toda a prova escrita e 50% de cada matéria.

Especificamente no certame de 2017, a prova objetiva foi anulada e depois remarcada devido ao vazamento de questões.

Todo o conteúdo programático do concurso de 2017 pode ser visto no Edital concurso PM PI 2017.

Inscrição concurso PM PI

A possibilidade é de que o edital do concurso da Polícia Militar do Piauí seja divulgado durante o ano. Na seleção anterior, as inscrições ficaram abertas por, aproximadamente, um mês no site da banca organizadora. Os procedimentos de inscrição costumam não variar entre um concurso e outro. A inscrição só é confirmada mediante o pagamento de taxa, que em 2017 foi de R$ 80,00. O valor pode ser reajustado para 2020.

Concurso PM PI 2020: Secretário de Segurança solicita 1040 vagas para nível médio e superior!
Avalie
Voltar ao topo

Deixe um comentário