scorecardresearch ghost pixel



O que é o modelo IS-LM e como opera na economia?

O IS-LM é um modelo que visa alcançar o equilíbrio macroeconômico entre o mercado de bens e serviços em relação ao mercado monetário. 



O Modelo IS/LM, Modelo Keynesiano Generalizado (MKG), ou ainda Modelo Hicks-Hansen, é utilizado para análises macroeconômicas. Sua representação se dá em espaço cartesiano, que ilustra os pares ordenados de taxa de juro nominal e renda.

A estrutura é uma evolução do modelo keynesiano simples (MKS), que foi proposto por John M. Keynes. O modelo também pode ser entendido como a formalização matemática para descrever A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, também de Keynes.

Os primeiros passos para a sua modelização aconteceram na Conferência de Econometria, em 1936. Na época, em Oxford, Roy Harrod, John Hicks e James Meade apresentaram as suas propostas de modelização.

Depois de ver um ensaio de Harrod, Hicks publicou o modelo IS-LM na revista Econometrica, em 1937.

O que é o modelo IS-LM

O IS-LM é um modelo que visa alcançar o equilíbrio macroeconômico entre o mercado de bens e serviços em relação ao mercado monetário. Atualmente, existem inúmeras versões do modelo.

Todas as variações são utilizadas para ilustrar uma casualidade específica ou melhor retratar a economia. Além disso, esses sistemas permitem calcular estimativas, que podem sofrer com problemas de causalidade reversa e/ou de tendências desintegradas.

Por meio desses modelos macroeconômicos é possível analisar a existência de ciclos econômicos. Assim, pode ser vista a alternância da atividade econômica em relação ao crescimento e recessão.

Como funciona o modelo IS-LM na economia?

O modelo IS-LM procura simplificar a maneira de ver o equilíbrio econômico. Por isso não considera outras variáveis como a inflação, por exemplo, o que acaba sendo uma limitação.

Na verdade, ele é especialmente usado para medir a eficácia das políticas fiscais e monetárias. Sem contar que sua fórmula pode identificar a interação, que é sua única função.

O modelo também indica o prenúncio de tendências macroeconômicas, como possíveis recessões e os períodos de crescimento.

A curva IS, um dos pontos do modelo, reúne a taxa de juros e também a respectiva demanda agregada em torno do funcionamento do mercado de bens e serviços. Já a curva LM utiliza-se das moedas e dos títulos para definir a dinâmica de equilíbrio do mercado monetário.

Curvas do modelo IS-LM

O modelo IS-LM foi desenvolvido com base nos multiplicadores do modelo keynesiano. Esse modelo considera as propensões marginais, advindas das despesas econômicas.

No modelo IS-LM, a curva “IS” identifica o equilíbrio geral no mercado de bens e serviços. Já a curva “LM” representa o equilíbrio entre o mercado monetário.

Em um gráfico, o modelo também considera:

  • Produto ou renda (Y)
  • Taxa de juro da economia (i)

O conjuntos dos dois mercados e o encontro das duas curvas é um fenômeno conhecido como “cruz keynesiana”.

Modelo IS-LM curva
Modelo IS-LM também conhecido como cruz keynesiana

Os pontos fora do equilíbrio do modelo indicam os possíveis desequilíbrios e podem acontecer no mercado de bens e serviços, no mercado monetário ou em ambos.

Curva IS

A curva “IS” representa o mercado de bens e serviços. A nomenclatura significa ‘Investiment = Saving’, ou seja, Investimento igual à Poupança, que é responsável por determinar o equilíbrio deste mercado.

Em um gráfico, a curva IS se apresenta negativamente inclinada. Isso quer dizer que quanto maior a taxa de juro (i) da economia, menor será o produto ou renda obtida (Y), ou vice-versa.

Modelo IS-LM curva
Curva IS do modelo keynesiano

De maneira simples, é possível perceber que o investimento se reduz por parte das empresas, em caso de aumento da taxa de juro cobrada. Esse fenômeno, por sua vez, acaba refletindo na oferta da economia.

Pontos fora desta curva indicam os desequilíbrio dessa relação. Isso acontece porque a igualdade buscada no parágrafo anterior, a taxa de juros e o produto são inversamente proporcionais.

Curva LM

A curva “LM”, por sua vez, representa o equilíbrio do mercado monetário com o mercado de títulos. Esse ponto relaciona-se com a procura por moeda conforme o produto (Y) alcançado.

A nomenclatura significa “Liquidity = Money Supply”. Sendo assim, representa a procura por liquidez em moeda que se satisfaz com a oferta de moeda. Isso significa que quanto maior o produto, maior é a procura por moeda.

Modelo IS-LM curva
Curva LM do modelo keynesiano

Nesta curva, especificamente, a taxa de juros é aumentada com o objetivo de suprir um excesso de procura de moeda. Isso acontece quando o produto passa a operar com um valor mais elevado.

Vale destacar que dentro do comportamento esperado de liquidez e oferta, a taxa de juros e o produto são proporcionais. Isso quer dizer que o aumento acontece na mesma proporção.

Confira também: O que é PIB?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário