scorecardresearch ghost pixel



Short Squeeze e GameStop: Entenda a disparada nas ações da loja de games nos Estados Unidos

Mobilização de investidores de fórum online conseguiu com que ações de loja de games saltassem de 19,26 dólares para 380 dólares entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.



Um movimento inédito no mercado financeiro aconteceu nos Estados Unidos (EUA). Membros do fórum de discussão on-line Reddit se organizaram em massa para comprar ações de uma loja de games chamada GameStop. Isso causou uma supervalorização repentina das ações da empresa.

O que ocorreu é que esses integrantes causaram um movimento de mercado conhecido como short squeeze. Como reflexo, no Brasil e também nos EUA, muitos outros investidores sentiram-se incentivados e agora tentam se organizar para conseguir um feito parecido com ações de outras companhias.

Mas, afinal, o que é short squeeze?

Short squeeze é um movimento de mercado que acontece quando os investidores que apostaram na queda do preço das ações de uma empresa são obrigados a recomprá-las imediatamente por um preço maior do que haviam vendido para diminuir as perdas. Essa operação pode acontecer também com outras formas de investimento, não apenas com ações.

No jargão financeiro, short indica quando o investidor opera vendido num papel. Ele negocia que uma ação vai cair, também é chamado de “operar vendido”. Já squeeze de refere a ideia de “esmagado”.

O que aconteceu com a GameStop?

As ações da loja de games nos EUA estavam com um valor muito baixo, por esse motivo viraram um grande alvo de investidores que acreditaram que elas seriam ainda mais desvalorizadas no futuro. Dessa forma, para lucrar eles ‘alugam’ ações da empresa e vendem para outros investidores, em um tipo de negociação de aposta, pois assim acreditam que poderão comprar depois por um valor menor do que haviam vendido.

O problema é que a aposta não foi favorável para esses investidores, pois o que aconteceu foi que as ações da GameStop começaram a subir de valor muito rápido e então eles foram forçados a recomprá-las rapidamente antes que tivessem mais prejuízos (praticando o short squeeze), então, tiveram que comprar por um preço maior do que venderam.

Como as ações da GameStop dispararam?

O que levou ao aumento disparado nas ações da loja de games foi a mobilização organizada no fórum do Reddit, de outros investidores que resolveram jogar contra os analistas que sempre previam quedas na GameStop. Essas pessoas simplesmente compraram em massa as ações da empresa.

Por esse motivo o valor das ações da GameStop começou a crescer em pouco tempo. E, como já mencionado, a consequência foi que, para evitar maiores perdas, quem apostou na queda precisou comprar as ações antes que elas subissem mais ainda de valor.

A mobilização de investidores do Reddit conseguiu fazer com que as ações da loja de games, que sofreu prejuízo de 795 milhões de dólares em 2019, saltassem de 19,26 dólares para 380 dólares entre o fim de dezembro de 2020 e o dia 27 de janeiro de 2021.

Wall Street Bets

O fórum online é chamado de Wall Street Bets e uma curiosidade é que a maioria dos integrantes que conquistaram esse feito (pela primeira vez visto com um crescimento de valor de ações de forma tão rápida), são pessoas com conhecimento básico no mercado financeiro e sem nenhuma especialidade na área.

O grupo havia sido banido e voltou com restrições por representar risco aos gestores de fundos de Wall Street, isso porque em um único pregão na bolsa de valores nos EUA, a perda foi de 1,6 bilhão de dólares por causa da necessidade de tantas operações de short squeeze.

Veja também: O que é BDR? Saiba como funciona esse tipo de investimento, vantagens e desvantagens




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário