scorecardresearch ghost pixel



Como economizar dinheiro: 5 dicas para quem usa cartão de crédito

Confira algumas alternativas que podem reduzir o valor da sua fatura no final do mês.



Não existe uma fórmula mágica para economizar dinheiro. Mas em uma coisa todos devem concordar: é preciso reduzir os gastos para conseguir um saldo extra ao final do mês. Apesar de na teoria parecer fácil, diversos fatores podem dificultar esse objetivo, e um deles é o mau uso do cartão de crédito.

De acordo com um estudo feito por economistas norte-americanos sobre a ferramenta, descobriu-se que quem compra no crédito está propenso a gastar até duas vezes mais por um único item. 

O motivo: o uso do cartão de crédito durante uma transação atrapalha o julgamento do consumidor e o leva a gastar mais. Outro fator está no fato de o dinheiro não sair diretamente da carteira ou do saldo da conta no momento da compra.

Para fugir dessa situação, veja algumas dicas abaixo sobre como utilizar o cartão de crédito com responsabilidade e, assim, ter uma vida financeira mais organizada.

1 – Pague o valor total da fatura

Talvez a maior vantagem (ou a mais perigosa) do cartão de crédito esteja na possibilidade de fazer compras ao longo de trinta dias e só pagar na data de vencimento da fatura. No entanto, atrasos no pagamento podem gerar o aumento da dívida com a incidência das taxas de juros.

A partir disso, muitas pessoas acabam caindo no chamado “superendividamento”, que é quando o consumidor não tem mais condições de pagar suas dívidas. Isso pode acontecer quando se paga apenas o mínimo da fatura ou algum outro valor que não seja o total, e por meses seguidos.

A dica é tentar pagar o valor total ao máximo. Para isso, o recomendado é fugir de gastos desnecessário, se mantendo sempre dentro do orçamento. 

2 –  Não atrase o pagamento da fatura

Além de manter o pagamento total da fatura, é importante fazê-lo até a sua data de vencimento. Caso contrário, serão cobradas multas e encargos por atraso, além do temido juro do crédito rotativo. 

O atraso no pagamento também pode afetar a relação do cliente com a instituição bancária, visto que ela é baseada no histórico de pagamento. 

Aqui, a dica é sempre manter em dia os vencimentos da fatura do cartão e demais contas. Mantenha lembretes no celular ou bilhetes na agenda como forma de lembrar do pagamento. Muitos bancos também oferecem a opção de crédito automático, em que a fatura é quitada automaticamente com desconto do saldo em conta.

3 – Fique de olho nos gastos

Outra dica de importante diz respeito ao acompanhamento dos gastos. Saber quanto já foi utilizado até o momento, quanto resta de limite e qual a data de fechamento da fatura para aquele mês são regras básicas de boa utilização do cartão de crédito.

Com um olhar mais aprofundado, é possível encontrar despesas desnecessárias que podem estar comendo o limite do cartão. Após a identificação, é possível cortá-las do seu hábito de consumo.

4 – Opte por programas de recompensa de acordo com seu perfil

A grande maioria dos programas de pontuação oferecem a troca por produtos ou serviços em empresas parceiras do total daquilo que foi acumulado durante as transações com o cartão de crédito. Porém, muitos deles cobram mensalidade ou taxa de participação. 

Nesse caso, a sugestão é avaliar quais as reais vantagens do programa e observar se ele está de acordo com as necessidades do cliente. Isso pode ser feito por meio de análise dos custos pelo serviço, taxa de conversão dos pontos, meios de resgate, validade, tipo de moeda e etc. 

5 – Cartões de crédito sem anuidade

Com a explosão das fintechs, a oferta de cartões de crédito sem anuidade cresceu de forma exponencial. A mensalidade, comum a bancos tradicionais, se viu abolida no mundo dos bancos digitais.

Entre as instituições mais conhecidas que oferecem a vantagem está o Nubank, com o famoso “roxinho”, o Santander, com sua versão sem anuidade Santander Free, e o Neon, que além de permitir compras nas funções crédito e débito, também possui bandeira internacional.

Leia ainda: O que é preciso saber antes de fazer o primeiro cartão de crédito?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário