scorecardresearch ghost pixel



O que é um Título de Capitalização?

O conceito se refere a um modelo de poupança programada. Por meio dela, no momento de recuperar o dinheiro que aplicou, o investidor pode receber um valor bem maior do que foi aplicado. Entenda como o título de capitalização funciona e quais são os seus tipos.



Algumas instituições financeiras oferecem títulos de capitalização financeira como uma forma de poupança programada do capital usado com o intuito de obter o título.

Dessa forma, quem adquiriu os títulos tem possibilidade de faturar valores ainda maiores do que aquele número que foi aplicado. O que acontece em decorrência de sorteiros que são feitos regularmente pelas financeiras.

Além do mais, muitas pessoas guardam o dinheiro compulsório e o resgata depois de um determinado período. Por isso, há o compromisso de que todas as mensalidades do título de capitalização sejam devidamente pagas.

Título de capitalização: Como funciona

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é responsável por registar as financeiras ou bancos que oferecem títulos de capitalização. Este registro é obrigatório e os títulos são disponibilizados em dois formatos:

  • Pagamentos periódicos: eles são conhecidos por “PM” quando é pago mensalmente. Já em outro casos é “PP”;
  • Pagamento único: conhecido como “PU”.

Dessa maneira, que adquire, disponibiliza o dinheiro ao banco, o qual faz sorteios mantendo uma periodicidade. Como acontece em loterias. Por este motivo, o consumidor tem a possibilidade de ser sorteado com valores bem maiores do que pagou.

No período em que o dinheiro fica depositado, ele recebe uma correção monetária que é realizada por meio de taxa. Um exemplo é a taxa de referência (TR), que remunera a poupança.

Contudo, é importante ressaltar que, no final, há a probabilidade de o resgate ser menor do que foi pago. Esta opção é real pelo fato de os juros não incidirem sobre tudo que foi pago. Logo, a maior parte vai para custos administrativos e outra parcela se destina à sorteios.

Títulos de Capitalização: Tipos

Existem diferentes modalidades de títulos de capitalização no Brasil, os quais são oferecidos pelos bancos. Dentre os principais, destacam-se quatro: tradicional, compra-programada, popular e incentivo.

Tradicional 

Na modalidade tradicional , há a possibilidade de fazer o resgate  assim que o período de cada vigência chega ao final. Neste caso, o valor depositado é o mínimo desta recuperação.

A única exigência é que nenhum pagamento tenha sido feito em atraso.

Compra-Programada

Nesta, é possível resgatar o valor final em forma de bem ou serviço. Para tal, é preciso preencher uma ficha de cadastro que é apresentada.

Popular

Para as pessoas que obtém este título, a grande vantagem é a participação em sorteios que podem dar prêmios bem vantajosos. Entretanto, há o risco de que o valor integral não seja recebido após a participação.

Geralmente, os sorteios são feitos a cada seis meses.

Incentivo

O incentivo é um tipo de título que oferece aos clientes a possibilidade participar dos sorteios. Normalmente, empresas comerciais são as que mais o contratam.

Títulos de Capitalização: Tempo de resgate

A partir do momento que títulos de capitalização são obtidos, os prazos que fazem parte de cada compra precisam ser considerados. Assim sendo, as datas de pagamentos também são incluídas no processo.

Dentre os prazos que são levado em consideração está o tempo exigido para que o dinheiro fique aplicado. Geralmente este período é de 12 meses.

Portanto, depois dessa duração e até o período de vigência (final), o resgate pode ser realizado por um valor menor, posteriormente à aplicação de uma multa que pode chegar a 10%.

Títulos de Capitalização: Vale a pena adquiri-los?

Os títulos de capitalização, na maioria da vezes, é visto de maneira equivocada. Muitas pessoas o enxergam como um método de guardar dinheiro de maneira mais comprometida.

No entanto, eles podem ser lidos mais como uma loteria do que um investimento. Além do mais, é muito normal que o valor que se tem ao final é o mesmo que foi depositado, ou até menos que isso.

Por isso, dá para se concluir que o título de capitalização não é um investimento. Conclusão esta que é feita após se observar que um investimento correto tem o dever de, no mínimo, recompor a inflação enquanto o dinheiro está aplicado.

Portanto, há outras possibilidades mais vantajosas para quem tem o intuito de guardar dinheiro por muito tempo. A tradicional poupança, por exemplo.

Além do mais, existem ainda outras opções que retornam melhores rendimentos para quem aplica. Dentre elas estão as seguintes:

  • Tesouro Direto
  • CDB- Certificado de Depósito Bancário
  • LCI e LCA

Você pode querer saber: O que é um investimento em renda fixa?




Voltar ao topo

Deixe um comentário