scorecardresearch ghost pixel



Cartão de crédito no exterior: Como funciona, quando usar e taxas

Veja como funciona o cartão de crédito no exterior. A taxa cobrada, quando usar, quando susbstituir por dinheiro e o que fazer em caso de roubo ou perda.



Vai viajar e não sabe como funciona o cartão de crédito no exterior? Para não ter surpresas desagradáveis, não vá despreparado. Saiba que há benefícios e desvantagens no uso do cartão fora do Brasil e detalhes aos quais você precisa se atentar.

O primeiro deles é: o seu cartão de crédito é internacional? Em caso negativo, ele não permitirá nenhuma transação em outro país, e não é só isso, se ele for internacional também precisa estar desbloqueado ou habilitado para essa função. Entre em contato com o seu banco e se informe sobre o assunto.

Outro ponto muito importante, é que uma vez fora do país, sobre o valor das compras feitas será cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A taxa é de 6,38% do total da compra.  Mas uma grande vantagem do uso do cartão mesmo com a cobrança do tributo é a segurança, pois você não precisar andar com grande quantidade de dinheiro por aí correndo o risco de ser roubado.

E caso aconteça isso com o seu cartão de crédito fora do Brasil é possível cancelá-lo, sem precisar pagar a compra que não fez.  Acompanhe as dicas para uso do cartão no exterior logo mais abaixo:

Não é possível parcelar a fatura

O valor cobrado na fatura varia de acordo com a cotação da moeda do país. De acordo com o que estabelece resolução do Banco Central, as despesas do cartão de crédito serão cobradas com o valor do dia de fechamento da fatura ou da compra.

Por causa da instabilidade na cotação do dólar no Brasil, as diferenças podem ser bem grandes. Porém, saiba que parcelar a fatura não é possível. Todas as compras serão cobradas em parcela única, ou, no máximo, duas, neste caso apenas se parte das compras tiver sido realizada depois da data de fechamento da fatura.

O que acontece se não pagar valor total da fatura?

Se o valor total da fatura não for pago, o cliente contrata automaticamente o crédito rotativo para o valor remanescente. Cuidado! A taxa total cobrada como IOF desta modalidade gira em torno de 210% ao ano. Bem salgado.

Agora, se você estiver usando o cartão de débito, a cobrança é calculada no momento da transação debitando automaticamente da conta corrente. Sendo assim, para não gastar além do que você pode, acompanhe sempre a cotação do dólar antes de viajar e tente gastar apenas quando o câmbio for mais vantajoso.

Fui roubado ou perdi o cartão no exterior, o que faço?

A primeira coisa a se fazer é ligar imediatamente para o banco emissor e pedir o cancelamento do cartão. Uma vantagem é que a maior parte das instituições no Brasil facilitam ligações a cobrar para esse tipo de atendimento, sendo em muitos casos gratuito.

Também faça um boletim de ocorrência (BO) logo depois de cancelar o cartão, vá até uma delegacia mais próxima para isso. O BO te resguarda de complicações futuras como cobranças indevidas, por meio dele você pode comprovar que o cartão foi roubado ou está perdido, assim consegue anular despesas antes que a fatura feche.

Dicas valiosas para antes de sair do Brasil

Como o número do telefone do banco fica geralmente no cartão, antes de viajar, para te ajudar em caso de roubo ou perda, fotografe ou anote a frente e o verso, faça a mesma coisa com todos os seus documentos e deixe tudo isso salvo no seu e-mail. Em situações difíceis isso pode agilizar muitos processos.

Além disso, você também pode consultar quais são os benefícios que o seu banco oferece pra você em caso de perda ou roubo, muitos dão suporte para que o cliente possa lidar com situações de emergência como a entrega de um novo cartão em até 24 horas após o acontecido.

Você poderá recebê-lo, por exemplo, em um posto de atendimento mais próximo ou no próprio hotel. Ademais, alguns instituições também liberam saque de dinheiro em agência bancária conveniada, o valor será cobrado na fatura, como se tivesse feito uma compra.

Quando não usar o cartão de crédito

Não é necessário usar o cartão para todas as suas atividades no exterior. Uma orientação é sempre levar um pouco de dinheiro em espécie nas suas viagens, nunca dependa somente do cartão. Ter dinheiro em mãos ajuda a pagar as gorjeta de prestadores de serviço como garçons, por exemplo, que em muitos países é praticamente obrigatória.

Também pagando à vista é possível conseguir descontos em passeios e viagens. Quando possível, pesquise bastante sobre as atividades que pretende fazer no outro país, veja pela internet quais são os preços de ingressos e entradas, por exemplo, de  pontos turísticos famosos e as formas de pagamento.

Fique de olho nos programas de recompensas do seu banco

A maioria das instituições financeiras oferecem incentivos como milhas, descontos em restaurantes, hospedagens e lojas no exterior, os chamados programas de recompensas. Acesse o site do seu banco, ou ligue na central de atendimento para consultar quais são as melhores condições oferecidas para você, isso pode te economizar uma grana para próximas viagens.

Veja também: Para que serve o cartão de crédito virtual?




Voltar ao topo

Deixe um comentário