Descubra quando vale a pena utilizar o cartão de crédito

Na hora de realizar o pagamento da fatura, cliente pode pagar o valor integral, sem a cobrança de juros, ou optar pelo pagamento mínimo. Entenda!

Uma pesquisa feita pela Serasa Experian aponta que o número de pessoas endividadas no Brasil bateu record histórico em 2019. Segundo o estudo, 63,2 milhões de consumidores estavam inadimplentes em abril daquele ano, crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018. As principais dívidas apontadas são relativas a cartões de crédito.

Apesar do número assustar, também serve como alerta na hora de utilizar o cartão. Quem faz uso de cartões de crédito com frequência deve pensar se realmente compensa manter o serviço.

A resposta para tal questão varia de acordo com a atual saúde financeira e controle orçamentário da pessoa. Pensando nisso, o Edital Concursos Brasil traz algumas dicas para que você saiba quando vale a pena utilizar o cartão de crédito.

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito opera com uma base de concessão a partir de um limite oferecido pela operadora. Esse valor varia de acordo com a renda, perfil e tempo do cliente com a empresa.

Com o cartão em mãos, é possível fazer compras online e presenciais, até o limite estabelecido para aquele mês. Então, todo pagamento feito acumula até o final do mês, quando é feita a quitação da fatura, de acordo com a data de vencimento.

Na hora de realizar o pagamento da fatura, o cliente pode pagar o valor integral, sem a cobrança de juros, ou optar pelo pagamento mínimo. Caso a opção seja a segunda, todo o valor pode ser cobrado com acréscimo, no mês seguinte.

É ai que mora o perigo. Se cliente optar por pagar o mínimo, no próximo mês ele terá que pagar aquele saldo reincidente mais os juros e acréscimos, que podem aumentar diariamente.

Além dos juros, outras tarifas podem ser cobradas ao titular, como a anuidade. Essa taxa é cobrada de diferentes formas. Algumas operadoras fazem a cobrança anual, outras mensal.

Além da anuidade, há tarifas para saques emergenciais ou para avaliação emergencial de crédito. Essas variam e acontecem quando o cliente supera o limite estabelecido, mas quer continuar as compras com o cartão.

Quando é mais vantajoso usar o cartão de crédito?

A principal vantagem do cartão de crédito é a opção de parcelamento, muitas vezes sem juros. Desta forma, o cliente pode comprar produtos com valores maiores e pagar mensalmente.

Em contrapartida, é importante tomar cuidado na hora de considerar as parcelas. Um planejamento financeiro é imprescindível na hora de planejar as contas, pois essas parcelas podem virar uma bola de neve.

Cartões de crédito também oferecem programas únicos, que variam de acordo com cada empresa. Programa de Pontos, descontos em produtos, desconto em fatura e até cashback, são algumas das facilidades.

O cartão de crédito, se bem utilizado, é um excelente instrumento para auxiliar no controle financeiro. No entanto, é importante considerar as seguintes situações na hora de utilizá-lo:

1. Você vai conseguir pagar o total no fim do mês?

Quem utiliza cartão de crédito tem a possibilidade de parcelar as compras. No entanto, isso pode ser uma ilusão. Afinal, o valor da parcela vai ser pequeno, mas caso o cliente já tenha muitas outras contas parceladas, no final o valor será muito alto.

Sem contar que caso não seja feito o pagamento integral, a operadora cobra juros. Portanto, na hora de parcelar as compras, é importante saber se a fatura no final do mês caberá no bolso.

2. Vale a pena parcelar a fatura do cartão?

Outra possibilidade para quem usa cartão de crédito é parcelar a própria fatura. Isso significa que o cliente tem a opção de pagar um valor menor da fatura.

No entanto, esse parcelamento pode gerar inúmeras taxas e acréscimos, pois no próximo mês deverão ser pagos o valor de fechamento da fatura seguintes, o valor da fatura anterior, mais as taxas.

Caso nos últimos meses você já tenha parcelado a fatura, pelo fato de não ter conseguido quitar aquele mês, é melhor repensar a compra.

3. Estou extrapolando o uso do limite?

Na hora de utilizar o cartão de crédito, é importante observar se determinada compra realmente não pode feita em dinheiro ou débito. Passar compras menores no cartão de crédito pode não ser vantajoso, pois tendem utilizar muito do limite.

Além disso, caso esteja extrapolando o limite do crédito, seu orçamento pessoal também pode estar comprometido. Afinal, todos os meses deverá pagar o total da fatura, que pode ser maior, menor ou igual à renda.

Portanto, na hora de fazer compras com o cartão observe a saúde do seu limite. Extrapolar todos os meses pode não ser tão viável.

Veja também: Confira por que você não deve emprestar seu cartão de crédito

Descubra quando vale a pena utilizar o cartão de crédito
Avalie
Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário