scorecardresearch ghost pixel



Conta digital é conta corrente ou conta poupança? Entenda como funciona

Uma conta digital é um tipo de conta menos burocrática. Ela pode ser aberta e fechada pela internet e totalmente controlada via aplicativo.



Nos últimos anos, com a crescente das fintechs, surgiram novas modalidades de contas, em especial a conta digital. Essas contas são controladas via aplicativo ou internet, não têm necessidade de controle nas agências e o melhor: sem filas ou papeladas.

Apesar das características, há uma confusão enorme sobre os diferentes tipos de conta onde colocamos o dinheiro, em especial às modalidades da conta digital.

Em atendimento a essa dúvida, o Edital Concursos Brasil esclarece: conta digital é conta corrente ou conta poupança? Confira!

O que é uma conta digital?

Antes de responder à pergunta central, é importante conhecer melhor sobre as contas digitais.

Contas digitais são contas de serviços essenciais. Na prática, elas atendem à resolução 3.919/2010 do Banco Central (BC), que obriga os bancos a oferecer um pacote básico de conta corrente, com menos burocracias.

Sua movimentação é exclusiva por meios eletrônicos, seja pela internet ou no caixa de autoatendimento. Mas na prática, ainda é uma conta corrente, com pacotes de benefícios mais facilitados.

Todos os serviços de uma conta digital podem ser feitos pela internet, como abertura, fechamento, transferências, pagamentos e etc.

Atualmente, de acordo com o Banco Central, contas digitais estão enquadradas na categoria de contas de pagamento. Por não haver uma definição exata sobre elas, podem ser utilizadas nas duas modalidades: corrente e poupança.

Portanto, o conceito desse tipo de conta está mais ligado à forma de movimentação da conta – pela internet – do que um a uma modalidade específica.

Conta digital é corrente ou poupança?

A única diferença entre contas digitais, no caso da corrente e da poupança, é que elas devem cumprir com sua regulamentação assentida pelo BC.

No caso da conta digital corrente, o cliente pode fazer operações financeiras mais básicas. Quem utiliza esse tipo de conta têm direito a um cartão de débito para realizar saques e todos os gastos usam o saldo da conta-corrente.

Sem contar que o cliente de contas correntes digitais podem gerir todas as movimentações da conta pelo aplicativo.

A conta poupança, por outro lado, possui os mesmos recursos regulamentados pelo BC. O grande diferencial é a garantia de rendimento. Embora tenha várias vantagens, alguns bancos cobram tarifas para movimentação, mesmo em contas digitais.

Além disso, o cliente da poupança pode fazer depósitos, transferências via TED ou DOC, pagamentos e muito mais. Assim como a corrente digital, toda a operação pode ser controlada pelo aplicativo.

Confira também: Conta digital, conta corrente e conta de pagamento: O que são e quais as diferenças




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário