scorecardresearch ghost pixel



Curva de Laffer

O conceito se baseia no fato de a diminuição de impostos cobrados aumentaram a arrecadação do governo. Entenda como esta teoria funciona e como ela é aplicada



Curva de Laffer é uma teoria econômica que tem a função de comparar a porcentagem dos impostos cobrados com a quantidade que o governo pode adquirir com a receita pública.

Quem desenvolveu a ideia foi  Arthur Laffer. O economista defendeu  que a diminuição dos impostos cobrados das empresas podem aumentar  a arrecadação do Estado.

Assim sendo, a teoria aponta que a partir de um certo ponto, por mais que a alíquota do imposto seja aumentada, o tributo deverá gerar menos receita fiscal.

Curva de Laffer: Exemplo

Curva de Laffer

O gráfico abaixo é um exemplo para demonstrar  a economia de algum país. Neste caso, a melhor alíquota será de, no máximo, 55% de taxa de imposto.

Portanto, se o governo deste país exigir uma alíquota maior que 55%, pode acontecer de diminuir sua arrecadação ao invés de aumentá-la. Isso ocorre em casos de menor produção das empresas ou com rendimentos que elas tem, mas que não são declarados.

Não há arrecadação se a a taxa de imposto for de 0% ou 100%. A primeira é em decorrência de não ser exigida nenhuma quantidade, enquanto a segunda pelo fato de nenhum agente econômico ter interesse em produzir.

O governo do país em questão terá condições de aumentar ainda mais, sem o prejuízo de diminuir sua quantidade recebida, caso a porcentagem cobrada estiver em 25%.

A sensibilidade que o país tem com o aumento dos impostos, o o conceito de “elasticidade da receita estável” é explicado pela curva de Laffer. Desa forma, quanto maior a sensibilidade, mais a esquerda estará o pico do gráfico.

Curva de Laffer no Brasil

Na economia brasileira, a curva de Laffer é muita utilizada para tentar como o país se comporta economicamente. Isso acontece pelo fato de a carga tributária do Brasil ser cada vez maior. O que decorre da criação de novos impostos todos os anos.

A partir do produto interno bruto, o PIB, a carga tributária mede a porcentagem de impostos recolhidos. Esta taxa já passa os 33%. O que quer dizer que mais de um terço do que é vendido no Brasil vai ao governo.

Contudo, há um número muito alto de ocorrências que de impostos não pagos da maneira correta e também da sonegação fiscal. Fatores que direcionam ainda mais aqueles que defendem as teorias presentes na Curvas de Laffer.

Portanto, a liberação de impostos é conhecida também pela liberação da economia.

Você pode querer saber mais sobre O que é imposto?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário