O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título de empréstimo emitido de um banco para outro. Ele opera a partir de uma regra definida pelo Banco Central (BC) de que todo banco deve fechar o dia com saldo positivo: mais dinheiro entrando do que saindo.
Quando o banco fecha com saldo negativo, ele precisa pegar dinheiro emprestado com outro banco, a fim de fechar o dia com saldo positivo.
Em tais casos, o título de empréstimo emitido pelo banco é chamado de CDI. Esse valor precisa ser pago pela outra instituição financeira no prazo de 24 horas.
Assim como acontece com todo empréstimo, o banco também precisa pagar juros. A média dessas taxas de empréstimo praticadas entre bancos dá origem a taxa CDI, que pode ser diária, mensal ou anual.
No caso do CDI diário, este refere-se a uma taxa calculada a partir de operações feitas no dia.
O que é CDI diário?
Como mencionado, os empréstimos interbancários precisam ser pagos em 24 horas. Desta forma, a taxa CDI é calculada diariamente pela Bolsa de Valores (B3) a partir das operações feitas do dia.
A partir dessa taxa nasce o CDI diário, que utiliza-se de taxas calculadas consideradas para o rendimento dos investimentos de renda fixa. Portanto, um rendimento com variação que acompanha essa taxa clarifica o que é 100% do CDI.
O que é 100% do CDI
Render 100% do CDI significa que determinado investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado, ou seja, parado na conta de investimento. Caso o CDI tenha sido de 6,40%, o dinheiro terá um rendimento igual, pelo mesmo período.
Esse tipo de informação é importante ser calculada principalmente em relação ao rendimento abaixo ou acima do CDI.
A nível de exemplo: se um título rende 90% da taxa, considerando a variação 6,40% do CDI, ele terá um rendimento de 5,76%. Esse valor, portanto representa 90% do CDI.
Conceitos de CDI Diário e como funciona
São muitos os conceitos que envolvem temas relacionado a finanças e investimento, em especial do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Para facilitar, listamos resumidamente os conceitos de CDI e como funcionam na prática. Veja abaixo:
- CDI: título de empréstimo de curto prazo com emissão de um banco para outro;
- CDI diário: taxa calculada a partir das operações entre os bancos em um dia. Serve como base para calcular a média mensal e anual;
- 100% do CDI: investimento com a mesma rentabilidade da taxa CDI no período;
- Taxa CDI: taxa média de juros praticada entre os empréstimos interbancários;
- CDI anual: média anual do CDI calculada a partir das taxas mensais;
- CDI mensal: média mensal do CDI calculada a partir das taxas diárias.
Confira também: O que é crédito rotativo?