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Comportamento do Consumidor

Há uma série de fatores que influenciam os clientes a adquirirem um produto ou serviço, por isso, existe um estudo específico para analisar quais aspectos são esses



Quais são os critérios que você utiliza para obter um produto ou serviço? Às vezes essa pergunta não possui apenas uma resposta e, por isso, o comportamento do consumidor estuda esses fatores.

O método de análise busca todas as fases de uma compra, desde o processo de obtenção, o uso e até chegar ao descarte. O conceito é  utilizado por muitas empresas para que elas consigam aumentar os clientes e, consequentemente, otimizar as vendas e os lucros.

Comportamento do consumidor e os fatores que o influenciam

Saber como os clientes se comportam é essencial para que uma empresa possa traçar estratégias específicas. Assim sendo, para alcançar o público que deseja  há alguns métodos de análises.

Desse modo, essas técnicas auxiliam os gestores a percorrem no caminho correto rumo aos consumidores. Logo, é possível fidelizá-los por meio procedimentos planejados.

O que caracteriza o comportamento do consumidor é o que ele leva em conta no momento de definir o que irá comprar. Assim sendo, há a mente e o emocional são agentes diretos no processo. Além disso, as experiências anteriores com o produto também são aspectos avaliados.

Dentre os fatores avaliados para que as estratégias de fidelização funcionem adequadamente estão o fator cultural, o fator social, o fator pessoal e o fator psicológico.

Fator Cultural

Cada pessoa possui um conjunto de valores de acordo com a cultura a qual está inserida. Dessa forma, esse aspecto é importante para que a empresa possa medir o quanto o produto será recepcionado por culturas diversificadas.

Este é um dos fatores que exige uma maior rigidez. O aspecto deve ser seguido a risca pelos gestores.

Fator Social

A interação dos clientes com outras pessoas também é analisada no estudos de comportamento do consumidor. Portanto, o fator social é importante pelo fato de grupos terem influências sobre outros, o que pode aumentar a rede de clientes.

Além do mais, os produtos representam uma espécie de status de acordo com a posição social em que aquele consumidor esta inserido.

Fator pessoal

Mesmo com a influência dos outros fatores, cada indivíduo possui um estilo próprio de vida e comportamento. Desta maneira, o profissional responsável pelo marketing do órgão precisa se atentar quais são os estilos que a empresa deseja alcançar.

Características como a idade, a ocupação e a condição econômica são aspectos que influenciam diretamente no momento de o cliente adquirir um produto ou serviço.

Fator Psicológico

O fator psicológico é responsável por tornar a vontade de uma pessoa em obter algum produto ainda mais intensificada. Por esse motivo, o aspecto possui algumas variáveis. São elas: motivação,  percepção, conhecimento, crenças e atitudes.

  • Motivação: qual é o desejo que leva o cliente a consumir o produto;
  • Percepção: quais são as escolhas selecionadas pelo consumidor a partir das informações que ele recebe. Além do sentimento de necessidade que possui;
  • Conhecimento: Por meio das experiências que já obteve, o cliente irá selecionar aquilo que deseja obter;
  • Crenças e atitudes: A partir da opções disponibilizadas, o consumidor se posiciona diante delas.

Esses são alguns exemplos de fatores que influenciam uma pessoa no momento de realizar a compra de algum produto. No entanto existem diversos outros que pode interferir no processo.

Desse modo, a empresa, através de seus profissionais de marketing ou de seus gestores, precisa analisar seus consumidores. A observação é necessária para que o órgão consiga alcançar seus objetivos.




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