O seu sonho é ter um negócio para chamar de seu, mas não sabe se escolhe entre começar uma empresa do zero ou abrir uma franquia? Os dois modelos oferecem benefícios e desvantagens, assim, o melhor para cada empreendedor depende do que mais se encaixa no seu perfil.
A primeira coisa que você precisa se questionar é: quero fazer tudo do meu jeito ou aceito ser parte de uma rede com cultura colaborativa em que minhas decisões nem sempre vão se sobressair?
Atualmente, o negócio de franquia é um dos mais bem-sucedidos do mundo, garantindo muitos ganhos para franqueados de grandes marcas, porém, o modelo não serve para todos.
Franquia ou negócio próprio?
Para o empreendedor que tem dinheiro e não quer inventar a roda, ou seja, não tem ideia de que marca criar, abrir uma franquia é o mais recomendado.
Contudo, se o seu perfil for o de um empresário dinâmico, que gosta de modificar o produto ou a forma como ele é divulgado, podem acontecer conflitos com o franqueador, o que te impedem de ser um franqueado que está sob as regras de um contrato, fazendo com que o negócio passe por dificuldades.
Por isso, é essencial que você, enquanto empreendedor, coloque na balança as vantagens e desvantagens da franquia para decidir se a longo prazo ela pode gerar mais lucro, crescimento e menos dor de cabeça.
Vantagens da franquia
- O empreendedor recebe uma marca mais consolidada e não precisa começar do zero;
- A franquia corta muitas etapas de difícil desenvolvimento da marca, principalmente para as pessoas que não possuem experiência em vendas e no comércio;
- Em razão da maior facilidade em tocar o negócio, a taxa de mortalidade da empresa é bem menor do que no negócio próprio;
- Modelo é tido como seguro, pois já foi testado em outras regiões, por outros donos;
- A negociação em rede beneficia a compra em escala de mercadorias, que saem em valor mais barato;
- Conseguir um empréstimo para investir no negócio é bem mais fácil.
Taxas da franquia
As franquias possuem a cobrança de três taxas, são elas:
- Taxa de franquia: valor pago na assinatura do contrato para utilizar a marca e transferir o know-how (conjunto de conhecimentos técnicos e práticos para manter o negócio. Em tradução livre para o português, significa “saber-fazer”);
- Taxa de marketing: geralmente é mensal e serve para custear a divulgação de toda a rede;
- Taxa de royalties: percentual do faturamento que deve ser pago mensalmente ao franqueador.
Desvantagens da franquia
- Crescer o negócio é mais difícil;
- A chance de expandir é bem menor quando se é um franqueado — em contrapartida, no negócio próprio, as unidades ainda não estão presentes em muitas regiões;
- O risco de ter um negócio próprio é maior, mas o potencial de crescimento também é grande;
- O empreendedor deve dividir o lucro com o franqueador e dono da marca — no negócio próprio, isso não acontece;
- Franqueado não decide a forma como a marca será divulgada, as questões de marketing são de competência do dono da franquia.
Veja também: O que é mindfulness: Saiba como a atenção plena pode ajudar na produtividade e vida financeira