scorecardresearch ghost pixel



Maiores dificuldades para abrir uma conta PJ no Brasil

Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. São muitos os pontos a serem pensados para a abertura da empresa, principalmente na conta PJ.



O Brasil conta com mais de 20 milhões de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) abertos. Do total, cerca de 12 milhões são empreendedores individuais. Para essas pessoas, a experiência de abrir uma conta PJ em banco pode ser frustrante.

Uma conta de pessoa jurídica é uma conta corrente que pode ser movimentada por pessoas específicas. A modalidade permite à empresa ter acesso a empréstimos, financiamentos, convênios e aplicações financeiras.

Também é garantido o pagamento do Sistema PIS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Mas nem tudo são flores. A fim de ajudar o empreendedor a conhecer mais sobre o assunto, o Edital Concursos Brasil preparou um material que lista as principais dificuldades na hora de abrir uma conta PJ. Confira!

1. Problema inicial: abertura da conta

A maioria dos bancos utilizam de um processo único de abertura de conta específicas para CNPJs. Grandes empresas devem apresentar documentação muito mais detalhada. No caso do empreendedores PJ isso não é necessário, mas é exigido.

O mesmo formulário que o banco passaria para uma grande empresa é enviado para um PJ. Comprovantes de faturamento, por vezes inexistentes, e interrogatórios incessantes integram a realidade da abertura dessa conta.

2. Cobranças extras e impostos

Existem instituições que têm pacotes inflexíveis. Isso que dizer que incluem no preço da conta itens que PJs não utilizam. Serviços como envio de SMS e infinidade de cheques são alguns exemplos.

Há ainda alguns bancos que oferecem pacotes tão básicos que acabam limitando os serviços, como transferências, atendimento, consulta das informações e movimentações da conta.

Sem contar a falta de transparência. Existem algumas instituições que não informam sobre possíveis cobranças extras. O PJ fica sabendo delas só na hora que a conta chega.

Sendo assim, além de pagar impostos federais, municipais e estaduais, o empreendedor ainda tem que arcar com custos bancárias – muitas vezes desnecessários.

Atualmente, o empresário deve pagar cerca de 59 tributos, os mais importante são:

  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS)
  • Programa de Integração Social (PIS)

3. Atendimento ruim

Outra situação ainda mais desgastante é o serviço de qualidade ruim oferecido por alguns bancos.

Apesar das necessidades simples, que é abrir conta para movimentar dinheiro – que nem é muito -, muitos desses clientes acabam sendo mal atendidos pelas instituições tradicionais.

Além disso, podem ser tratados com procedimentos padronizados, recebendo ofertas de produtos que não fazem sentido. Sem contar que alguns PJs recebem total descaso, pois integram um perfil que movimenta valores menores.

4. Burocracia

O ponto principal, que envolve todos os pontos, é a burocracia excessiva e desgastante, muito comum no mercado bancário brasileiro.

Na hora de abrir a conta PJ, as instituições solicitam inúmeros documentos, alguns o empreendedor nunca ouviu falar, outros que não fazem sentido algum e outros que não têm a menor necessidade.

Sem contar que após apresentar a papelada, alguns bancos demoram para realizar a análise – podendo levar semana e até meses.

Mas antes disso, é importante mencionar a burocracia vivenciada dentro da agência. Demora no atendimento e filas integram a realidade de quem precisa utilizar serviços bancários.

Dificuldades dos PJs

Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. São muitos os pontos a serem pensados para a abertura da empresa. Definição da categoria, escolha do local, estudos das atividades e muitos mais pontos integram a “pré-constituição” organizacional.

Um dos grandes entraves para o empreendedorismo no país é a burocracia. O PJ realiza uma aventura entre repartições públicas, muitas vezes fora da sua cidade, para conseguir abrir uma empresa.

Uma solução parcial para tornar o processo menos estressante no país é justamente simplificar. Medidas devem ser tomadas para garantir que pedido e a concessão sejam trabalhados de forma mais céleres.

Além disso, priorizar o atendimento e soluções via plataformas online é uma saída possível.

Confira também: O que é conta corrente e como ela funciona?




Voltar ao topo

Deixe um comentário