scorecardresearch ghost pixel



O que faz um vendedor externo?

Saiba o que faz um vendedor externo, a diferenciação entre vendedores externos e internos, suas funções e por que designam atribuições diferentes.



No mercado de trabalho, a área de vendas é contemplada com inúmeros profissionais, entre eles, o vendedor externo e representante comercial ou representante de vendas. Embora muita gente confunda essas profissões, elas são bem distintas, até mesmo sua forma de contratação.

No entanto, partindo-se da essência de vendas, ambas devem manter o foco estratégico, que  deve ser voltado à evolução do negócio, pensando sempre em seus públicos de interesse.

Afinal, o que faz um vendedor externo?

O vendedor externo é um funcionário de uma empresa, contratado normalmente, seguindo as regras da CLT, com direito a férias remuneradas, licença maternidade, vale-alimentação, etc.

Esse profissional recebe a intitulação “externo”, porque trabalha visitando clientes em seus domicílio ou empresas. Sendo, então, responsável pela negociação do preço do produto ou serviço, negociação do prazo, bem como condições de pagamento e possíveis descontos, em ambientes em que seu cliente solicita.

Um vendedor externo também não está sujeito a uma carga horária fixa, cabe a esse profissional definir qual carga horária ele deseja atuar ao dia.

Essa diferenciação feita entre vendas internas e externas se deu pela maneira como elas são realizadas. Isto é, no momento em que o vendedor não precisa se deslocar até o cliente, podendo realizar a negociação por telefone e/ou videochamada, esta é chamada de venda interna.

Já quando é necessário que a empresa prestadora de serviços se dirija até o cliente, chama-se vendas externas.

Geralmente, a venda externa é útil para complementar a venda interna, em uma situação em que o possível cliente é contactado primeiramente via telefone ou e-mail, e logo após atendido por um vendedor externo.

Diferença entre vendedor externo e representante comercial

Ao contrário do vendedor externo, o representante comercial não possui vínculo empregatício com a empresa, possuindo então, autonomia em relação aos seus horários.

No entanto, é necessário que o representante comercial esteja registrado no Conselho Estadual de Representantes (CORE).

Ademais, o representante comercial fica totalmente encarregado de fazer as vendas, para que assim receba sua bonificação monetária. Ou seja, seu salário é baseado em seus resultados. Quanto maiores os resultados, mais ele receberá ao final do mês.

Ao contrário do vendedor externo, que ainda que não venda nada continuará recebendo seu salário fixo, mas claro com um risco de ser demitido em função de sua ineficiência.

Confira também: O que faz um vendedor?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário