scorecardresearch ghost pixel



Concurso INSS 2018: Importantes avanços no Planejamento

Na lista de prioridades do Planejamento, o pedido de autorização para concurso do INSS registrou mais uma movimentação na última semana.



Pouco tempo depois de entrar para a lista de prioridades do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o concurso do INSS registou movimentações dentro da pasta.

A notícia faz crescer as expectativas de quem aguarda pela publicação do edital, que tradicionalmente é um dos mais concorridos do país. A demanda passou por análises na Divisão de Concursos Público do Planejamento durante aproximadamente um mês.

Agora, desde a última sexta-feira (13) o documento encontra-se na Coordenação-Geral de Benefícios Previdenciários.

Recentemente, após reunião com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o pedido autorização do concurso do INSS – 2018 passou a ser tratado como uma das prioridades do MPDG.

Isso porque atualmente a situação do quadro funcional do Instituto Nacional do Seguro é caótica. Hoje, o déficit de funcionários atinge praticamente nove mil postos.

Entretanto, apesar da grave situação enfrentada pelo órgão, e do status prioritário dentro da pasta, nenhuma data foi acertada para que finalmente a autorização seja formalizada. Antes que isso aconteça, o Planejamento deverá finalizar assuntos pendentes, como os concursos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

No próximo mês de agosto termina a vigência do último concurso realizado pelo INSS, a partir daí espera-se que seja concedida a autorização para novos provimentos.

Atual situação do INSS

Segundo nota técnica enviada ao Ministério do Planejamento pelo INSS, ainda em 2017. A situação enfrentada pelo órgão é considerada grave. Atualmente, a maior carência de funcionários é nos postos de Técnico.

Somente em agências onde houveram vagas no concurso de 2015, a baixa é de  1.623 Técnicos. Porém, em decorrência de aposentadorias, este número pode ultrapassar 2.700 postos vagos.

Já nas agências que não foram contempladas pelo último certame a situação exige ainda mais cuidado. A vacância pode chegar a 6.160 postos de trabalho do INSS.

A situação dos Analistas e Peritos não é diferente. Segundo a mesma nota técnica, mais de 500 Analistas deixaram o quadro do Instituto nos último quatros anos anos. Já na carreira de Perito Médico, desde 2012 mais de 1.600 efetivos deixaram o órgão.

Os dados são alarmantes, por isso, mesmo com a atual vigência do último concurso, uma nova seleção para o INSS é urgente e indispensável.

Veja todas as informações e atualizações sobre o concurso INSS 2018!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário