scorecardresearch ghost pixel



Concurso Correios 2018: Demissão de mais de 5 mil funcionários

Desligamentos são a consequência dos planos para o fechamento de 513 agências, incluindo aquelas com altos índices de faturamento



Notícia preocupante para os concurseiros que anseiam pelo andamento do Concurso Correios 2018. Em reunião realizada pela diretoria em fevereiro deste ano, foi aprovada medida que planeja o fechamento de 513 agências em diversos estados brasileiros. Com isso, cerca de 5.300 funcionários serão desligados.

Os participantes da referida reunião assinaram, ainda, termo de confidencialidade. O ex-presidente da empresa, Guilherme Campos, afirmou que o sigilo se justifica pelo alto índice de demissões que, inclusive, pode ser maior. Isso dependerá da capacidade financeira dos Correios em indenizar os colaboradores demitidos.

O número de agências a serem encerradas incluem algumas que trazem alto índice de faturamento. Em Minas Gerais, por exemplo, 14 entre as 20 mais rentáveis devem ser fechadas. No estado de São Paulo, 167 agências devem ser fechadas, sendo 77 no interior e 90 na capital.

As demissões foram tratadas como extra pauta na reunião e não trouxe a relação das agências incluídas. A medida, obviamente, gerou polêmica na empresa. Isso porque, com o fechamento das agências, os clientes passam a ser atendidos por franqueadas que funcionarem nas suas proximidades.

Ademais, Campos apontou, inclusive, que serão fechadas as agência, justamente, situadas àquelas operadas por agentes privados. Portanto, a desconfiança é de que a medida veio para favorecer tais franqueados.

Concurso Correios

A crise no quadro funcional dos Correios é velha conhecida. O déficit chega a 20 mil funcionários, portanto, novas contratações são urgentes. As medidas tomadas pela empresa ocasionaram a deflagração de greve no mês de março.

O movimento era contrário às alterações no plano de cargos e salários, além da privatização da estatal, terceirização da área de tratamento, suspensão das férias e extinção do diferencial de mercado. Outros pontos levantados incluíam a redução do salário da área administrativa e o descumprimento à cláusula 28 do ACT, referente à assistência médica.

A pauta incluiu, também, a realização de novo concurso público. Vale lembrar que o último certame para carteiro e operador de triagem aconteceu em 2011. A partir daí, diversos pedidos de provimento de vagas foram enviados ao Ministério das Telecomunicações.

Em 2016, um novo edital chegou a ser anunciado e teve projeto básico elaborado, mas, foi suspenso. A justificativa foi a determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) em não ampliar o quadro dos Correios, estipulando o máximo de 118.624 funcionários.

A verdade é que o desfalque de colaboradores afeta o atendimento ao público. Saiba mais sobre o assunto aqui.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário