scorecardresearch ghost pixel



Concursos PM TO e Manacapuru AM suspensos temporariamente

Certames para os dois órgãos ofertam mais de 2 mil vagas e foram suspensos por recomendação devido às suspeitas de irregularidades encontradas em sua realização.



Más notícias para concurseiros do TocantinsAmazonas! Estão suspensos, temporariamente, os concursos para provimento de vagas na Prefeitura de ManacapuruPolícia Militar do Tocantins.

As suspensões deram-se por recomendação do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE AM)Ministério Público do Tocantins (MP TO), respectivamente. A medida justifica-se pela investigação de suspeita de irregularidades. Entenda o caso de cada seleção.

Suspensão Concurso PM TO

O concurso com 1.040 vagas para soldado e cadete já estava suspenso devido à cassação do mandato de Marcelo Miranda, ex-governador do Tocantins, e sua vice, Cláudia Lélis. O certame foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ TO) em virtude de investigações sobre condutas em desacordo com a lei.

Na ocasião, assessoria de comunicação da PM TO informou que o certame não corria o risco de ser cancelado. Segundo o departamento, todos os trâmites correram dentro do previsto em lei e, ademais,  a corporação está pronta para receber novos integrantes o mais breve possível.

Porém, nesta segunda-feira (09), o MP TO emitiu recomendação ao atual governador do estado, Mauro Carlesse, para que o certame não seja retomado. A suspeita é de que haja fraude na realização do concurso a partir de denúncias enviadas de alguns polos de aplicação.

Entre os pontos levantados, estão aparelhos celulares portando respostas das provas e envelopes violados. Somadas a isso, investigações policiais correm nas cidades de Arraias, Palmas e Araguaína.

As operações, até o momento, apreenderam 14 pessoas suspeitas de envolvimento em fraudes de certames no Maranhão, Tocantins e Piauí. Caso as suspeitas sejam confirmadas, a seleção pode ser anulada. Mediante a recomendação, o governo do estado tem dez dias para se manifestar.

Concurso PM TO, suspenso em março, é organizado pelo Instituto AOCP e registrou mais de 86 mil inscrições. As provas objetivas foram aplicadas no dia 11 de março e chegaram a ter os gabaritos preliminares divulgados. Porém, mesmo com os resultados apurados, as demais fases da seleção foram paralisadas desde sua .

Concurso Prefeitura de Manacapuru suspenso

A suspensão do Concurso Prefeitura de Manacapuru deu-se por meio de despacho assinado nesta quarta-feira (11) pelo TCE AM. A decisão atende medida cautelar que denuncia mais de dez suspeitas de irregularidades.

Entre os pontos levantados, estão falta de provas de que os cargos disponibilizados estão, de fato, vagos; problemas com os requisitos para investidura e falta de demonstração da Lei Municipal que resguarda os direitos de atendimento às pessoas com deficiência.

Perante o despacho, o prefeito de Manacapuru tem 15 dias para esclarecer os questionamentos que constam na decisão e reformular o edital.

O concurso oferta 983 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade e encerrou seu período de inscrições no dia 28 de junho. As provas objetivas estava previstas para 23 e 30 de setembro, conforme o cargo pretendido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário