scorecardresearch ghost pixel



INSS pode implantar home office para aliviar déficit de servidores

Medida deve aparecer como alternativa em 2019 quando mais da metade dos servidores ativos podem pedir aposentadoria.



Que a situação do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é grave, todos já sabem. O que, ainda, nos causa surpresa é que a falta de servidores em seu quadro de pessoal pode piorar o atendimento ao público em 2019! Com metade de seus ativos prevendo aposentadoria no ano que vem, o órgão estuda a implantação de medidas paliativas, como home office.

Sim, cerca de 55% dos funcionários ativos do INSS devem se aposentar em 2019. E, para que parte desses servidores permaneçam trabalhando até que novas contratações sejam feitas, o órgão estuda medidas que facilitem o seu trabalho, entre elas, o fornecimento de um bônus por desempenho de resultado e a implantação de um teletrabalho.

A recepção das propostas, no entanto, foi negativa, inclusive, por autoridades do próprio instituto. José Carlos de Oliveira, superintendente do INSS em São Paulo, por exemplo, acredita na piora do atendimento físico caso parte dos servidores possa trabalhar de casa.

Quadro reduzido nas agências

O que preocupa, tanto segurados quanto servidores, é que o número de funcionários presentes nas agências físicas já é muito reduzido. Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, apenas para citar algumas delas, a medida paliativa proposta seria inviável.

Segundo Oliveira, o teletrabalho fará com que o atendimento aos processos seja represado, porém, surge a dúvida de quem daria sequência nas agências. Com a saída de 40% da força de trabalho para o home office, o risco será a criação de um novo problema.

Comece a estudar: Apostila para Técnico do Seguro Social e  Analista do Seguro Social

José Carlos não descarta a implantação deste sistema mas, garante que, antes dele, outras medidas devem ser tomadas, como a criação do bônus, acordos de cooperação e a potencialização do INSS Digital, serviço que vem recebendo críticas de usuários e órgãos de regulação.

O superintendente lembra que o sistema, inclusive, desafogaria os trabalhos por permitir que o próprio usuário adiante seu atendimento, reduzindo o número de serviços presenciais nas agências. Aí, sim, o instituto poderia pensar na adoção do teletrabalho.

Concurso INSS

O pedido do Concurso INSS tramita junto ao Ministério do Planejamento com 7.888 vagas, sendo 3.984 para técnico, 1.692 para analista e 2.212 para perito. A primeira exige formação de nível médio enquanto as demais demandam conclusão de nível superior. As remunerações iniciais variam de R$ 5.344,87 a R$ 10.616,14, incluindo o auxílio-alimentação.

Na última semana, a solicitação teve 13 avanços na Pasta e, no dia 14 de agosto, foi reaberto pela Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Isso sem contar que, desde o dia 08 de agosto, o processo já passou pela Coordenação Geral de Concursos Público até parar no departamento atual.

Ao ser autorizado, o certame deve avaliar seus candidatos por meio de provas objetivas e discursivas. Nos exames teóricos, podem ser cobrados conteúdos de Ética no Serviço Público, Noções de Direito e Língua Portuguesa. Saiba mais sobre o que cai no Concurso INSS.

Prepare-se para o Concurso INSS: Apostila para Técnico do Seguro Social e  Analista do Seguro Social.




Voltar ao topo

Deixe um comentário