scorecardresearch ghost pixel



Concurso INSS: Pedido com 7.888 vagas tem novos avanços no Planejamento

Pedido tramita no Ministério do Planejamento e, nesta segunda-feira (13), foi reaberto na Divisão de Concursos Públicos da Pasta.



Boas notícias para quem espera, ansiosamente, por novidades sobre o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS). O pedido contendo 7.888 vagas teve 13 avanços na última semana e, nesta segunda-feira (13), foi reaberto pela Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento.

Desde o dia 08 de agosto, o processo já passou pela Coordenação Geral de Concursos Público até parar no departamento atual. Confira as últimas movimentações:

Vale lembrar que, na primeira semana deste mês, o pedido tem 17 andamentos no Planejamento, passando por alguns dos mais importantes departamentos de liberação de concursos públicos,  como a Secretaria Executiva.

A validade do concurso anterior, lançado em 2015, expirou no dia 05 de agosto, portanto, novas contratações só podem ser feitas mediante o lançamento de um novo edital. Enquanto isso, a necessidade de contratação de pessoal segue urgente. Sendo assim, a expectativa é de que a portaria seja disponibilizada o quanto antes.

Carência de 20 mil servidores

As aposentadorias seguem como o motivo de maior preocupação por parte dos servidores do INSS. Somente em agências onde houveram vagas no concurso de 2015, a baixa é de 1.623 Técnicos. Porém, em decorrência de aposentadorias, este número pode ultrapassar 2.700 postos vagos.

Nas agências não contempladas pelo último edital, o quadro inspira cuidados, ainda, maiores. A situação do INSS foi detalhada em nota técnica enviada ao Ministério do Planejamento no intuito de reforçar a necessidade de novas contratações.

Entretanto, o buraco no quadro de funcionários do INSS chega a 20 postos, o que já reflete na prestação de serviços aos segurados. O caos nas agências é traduzido nas dificuldades de atendimento  em razão da baixa mão de obra.

A situação faz com que a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) organizasse paralisações em todo o país. A Fenasps aprovou assembleias estaduais de greve por tempo indeterminado a partir de 05 de setembro para pressionar o governo por contratações.

Concurso INSS 2018

Além das movimentações registradas no Ministério do Planejamento, outra injeção de ânimo foi a publicação do edital de remoção interna dos servidores do INSS. O procedimento, habitualmente, antecede a realização de concurso público devido ao levantamento das necessidades de provimento.

Processo Seletivo de Remoção recebeu inscrições até o dia 20 de julho destinadas a servidores que ocupam cargos de nível médio e analistas do seguro social com graduação em qualquer área.

Os funcionários devem estar lotados  nas Agências da Previdência Social (APS) convencionais para solicitar transferência para outra unidade. As oportunidades serão direcionadas às unidades que, de fato, tenham previsão de entrada de vagas.

Caso o quantitativo solicitado pela autarquia seja atendido na íntegra, o Concurso INSS 2018 prevê a oferta de 7.888 vagas, sendo 3.984 para técnico, 1.692 para analista e 2.212 para perito. A primeira exige formação de nível médio enquanto as demais demandam conclusão de nível superior.

As remunerações iniciais variam de R$ 5.344,87 a R$ 10.616,14, incluindo o auxílio-alimentação. Entre as disciplinas cobradas no certame, estão Ética no Serviço Público, Noções de Direito e Língua Portuguesa. Saiba mais sobre o que cai no Concurso INSS aqui.

Prepare-se para o Concurso INSS: Apostila para Técnico do Seguro Social e  Analista do Seguro Social.




Voltar ao topo

Deixe um comentário