scorecardresearch ghost pixel



Concurso IBGE: Censo 2020 deve gerar 250 mil vagas

Tema de reunião na última semana, o Censo 2020 vai gerar vagas em diversos cargos nos níveis fundamental e médio.



Na última quarta-feira, 21, foi realizada uma reunião que contou com participação do presidente do IBGE, Roberto Olinto, representantes dos setores públicos, privado e da sociedade civil. Na pauta estavam questões relacionadas à realização do Censo Demográfico 2020.

O encontro teve o intuito de informar sobre os preparativos para a maior operação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Censo 2020. Além disso, foram discutidos os desdobramentos da consulta pública realizada pela internet, entre os meses de fevereiro e maio deste ano. No total, foram registradas 3.198 contribuições.

Durante a abertura da reunião, Roberto Olinto, além de destacar o empenho na realização do projeto, falou sobre a importância do mesmo, além de sua previsão legal.

“Temos feito um trabalho no Congresso Nacional para conscientizar senadores e deputados dos impactos causados em caso da não realização do Censo. Internamente, nós vamos continuar trabalhando para fazer o Censo”, disse.

As restrições orçamentárias apertaram o cronograma da pesquisa. Em 2019 serão realizadas duas atividades de extrema importância para o projeto. Em março será realizada a segunda prova piloto e em setembro, o censo experimental.

De acordo com a coordenadora operacional de Censos, Maria Vilma Salles Garcia, em 2019 serão realizadas várias ações. “As equipes de Geociências já começaram os trabalhos com nossas unidades estaduais, fazendo a atualização do mapeamento e do cadastro de endereços”, afirmou Garcia.

Concurso IBGE: Censo 2020 terá vagas em cargos dos níveis fundamental e médio

Para a execução plena do Censo 2020 será necessária uma grande mão de obra. Os profissionais que participarão do projeto deverão ser escolhido por meio de concurso público para contratação temporária. Em 2017, Olinto chegou a anunciar 300 mil vagas, entretanto, o quantitativo final da seleção ficará em aproximadamente 250 mil vagas.

Confira os cargos contemplados, a escolaridade exigida os prazos máximos dos contratos:

Ensino fundamental:

  • Recenseadores – contrato de até cinco meses.

Ensino médio:

  • Agente supervisor – contrato de até nove meses;
  • Agentes municipal e de informática – contrato de até dez meses;
  • Agentes regional e administrativo – contrato de até 12 meses.

Além destes, haverá, ainda, um edital para analista censitário, cuja exigência de escolaridade é ensino superior completo. Um pedido com 397 vagas foi feito ao Planejamento e aguarda aval da Pasta.

O certame visa o atendimento de demandas específicas do Censo 2020. As expectativas estavam voltadas para que a autorização fosse liberada, ainda, em 2018. Entretanto, até o momento o Ministério do Planejamento segue analisando a solicitação.

Concurso IBGE 2019

Sem os funcionários temporários o Censo Demográfico não poderá ser realizado. Entretanto, o preenchimento de vagas em cargos efetivos é de suma importância para o IBGE. Atualmente uma solicitação para 1.800 está em análise pelo Planejamento.

As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de técnico e analista, que requerem ensino médio e superior, respectivamente. A baixa no quadro de servidores pode impactar diretamente nas atividades do Censo, uma vez que os efetivos são responsáveis por treinar os temporários, entre outras atividades pós-colheita de dados.

Além do déficit funcional já enfrentado, em breve, um grande número de empregados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estarão aptos a se aposentar, agravando, ainda mais, a situação.

Tais fatores fazem com que a autorização do concurso IBGE 2019 seja urgente e indispensável para o bom funcionamento do órgão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário