A Polícia Militar do Ceará (PM CE), em breve, terá novo concurso público. O governador do estado, Camilo Santana, confirmou a informação durante evento realizado na manhã desta sexta-feira, 25.
“Já havia anunciado novo concurso para a Polícia Civil, também em breve irei anunciar novo concurso para a Polícia Militar”, afirmou Santana.
O líder do Executivo cearense fez a declaração durante a entrega de 156 viaturas. O evento foi realizado no Quartel do Comando Geral da PM CE, em Fortaleza.
Quem também esteve presente, foi o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa. O chefe da pasta, em outubro de 2018, havia mencionado a intenção de reforçar o quadro de efetivos da corporação.
Na ocasião, Costa falou um novo concurso para praças. Por isso, ainda que Camilo Santana não tenha informado os cargos contemplados, é possível que o certame, de fato, seja para a função de soldado.
“Nós precisamos ter uma polícia cada vez mais bem equipada, fortalecida para fazer o trabalho de garantir mais tranquilidade ao povo cearense”, defendeu o governador.
André Costa disse, ainda, que os investimentos em estrutura, além do reforço no quadro de servidores, é extremamente importante para que o Estado avance no combate às ações criminosas.
Último concurso PM CE
A Polícia Militar do Ceará publicou seu último concurso público para soldado em 2016. O certame teve oferta de, nada menos, que 4.200 oportunidades.
A investidura na carreira demanda ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,62 para o sexo masculino e 1,57 para o sexo feminino. Além disso, é necessário ter porte de Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria B.
O vencimento inicial dos aprovados, ao término do curso de formação, foi de R$ 3.134,58.
O certame teve organização do Instituto AOCP. Os candidatos foram avaliados por meio de algumas fases, conforme detalhado a seguir:
- Prova objetiva;
- Inspeção de Saúde – Exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico;
- Avaliação Psicológica;
- Avaliação de Capacidade Física;
- Investigação Social.
A prova objetiva versou sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Legislação Militar Estadual, Noções de Direito Administrativo, Direito (Constitucional, Penal, Processual Penal) e Legislação Extravagante.
Concorrentes aprovados em todas as etapas foram convocados para matrícula no Curso de Formação Profissional.
De acordo com informações da banca organizadora, seleção registrou 80.450 candidatos.