scorecardresearch ghost pixel



Ibama enviará novo pedido de concurso ao Ministério da Economia

Depois de ter o último pedido negado, Ibama deve encaminhar novo pedido nas próximas semanas.



Boa notícia para aqueles que esperam pelo concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)! Após ter sido rejeitado pelo extinto Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, novo pedido será encaminhado para Ministério da Economia.

No entanto, o Ibama ainda não confirmou quando será feito o novo pedido e a quantidade de vagas solicitadas.

Na solicitação anterior foram pedidas 1.888 vagas. Dentre elas, oportunidades para Analista Administrativo (297 vagas), Analista Ambiental (832 vagas) e Técnico Administrativo (759 vagas).

Concurso Ibama 2019: Conheça os cargos

Analista Administrativo: o profissional desta área realiza atividades administrativas e logísticas referentes as atividades do IBAMA.

Os interessados precisam ter ensino superior. Além disso, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Analista Ambiental: é de responsabilidade deste profissional monitoramento ambiental, organização de recursos florestais e pesqueiros, conservação dos ecossistemas, planejamento ambiental, controle e fiscalização, dentre outros.

É necessário graduação em Biomedicina, Gestão Ambiental ou Ciências Biológicas. Por sim, a jornada é de 40 horas semanais.

Técnico Administrativo: O único entre os três de nível médio. O técnico administrativo executa funções como suporte técnico e administrativo, gestão de pessoas, elaboração de relatórios estatísticos, controle interno de finanças, patrimônio, dentre outros.

Da mesma forma, a carga horário é de 40 horas semanais.

Último concurso Ibama

A espera pelo concurso IBAMA 2019 é grande. O que não seria diferente, já que os últimos certames da instituição ocorreram entre 2014 e 2012.

Em 2012, por exemplo, foram 108 oportunidades para analistas ambientais, 61 para analista administrativo e 300 para técnico administrativo. No certame foram contemplados 18 estados, incluindo o Distrito Federal.

As vagas foram para as áreas de licenciamento ambiental, controle, monitoramento, proteção e controle da qualidade ambiental, regulação, fiscalização e auditoria ambiental.

Como ainda não foi aberto nenhum edital, não há de fato um conteúdo programático para seguir. Apesar disso, para aqueles que não querem perder tempo, uma boa forma de já começar os estudos é se baseando no último edital aberto.

Confira o conteúdo programático cobrado na última seleção:

Analista Administrativo: Língua Portuguesa, Matemática, Informatica, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Orçamento Público, Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Humanos.

Analista Ambiental: Atualidades, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Ética no Serviço Público, Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos (por tema).

Técnico Administrativo: Matemática, Atualidades, Língua Portuguesa, Informática, Direito Administrativo, Noções de Administração, Ética no Serviço Público, Noções de Gestão de Pessoas, Noções de Arquivologia, Noções de Direito Constitucional, Legislação do Setor de Meio Ambiente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário