O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora responsável pelo concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgou os gabaritos preliminares da provas objetivas.
As avaliações foram aplicadas neste domingo, 3.
Houve locais de prova nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.
Ao todo, mais de 129 mil candidatos foram convocados para as avaliações. No entanto, o certame registrou alto número de faltosos. De acordo com informações da banca organizadora, 27.904 candidatos deixaram de comparecer aos locais de prova, ou seja, 21,61% do total de inscritos.
Os participantes tiveram quatro horas e 30 minutos para responder 120 questões objetivas. Dentro deste prazo, também tiveram que elaborar uma redação.
Na primeira parte foram cobradas as matérias abaixo.
Bloco I (50 questões): Raciocínio Lógico-Matemático, Ética no Serviço Público, História da PRF, Informática, Noções de Física, Língua Portuguesa, e Geopolítica Brasileira;
Bloco II (40 questões): Legislação de Trânsito.
Bloco III (30 questões): Legislação Especial, Direitos Humanos e Cidadania, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional.
A prova discursiva consistiu na elaboração de redação sobre tema de Legislação de Trânsito.
Gabarito concurso PRF 2019
Divulgado na noite desta segunda-feira, os gabaritos preliminares da prova objetiva do concurso PRF 2019 podem acessar acessados pelo site do Cebraspe ou clicando aqui.
Concorrentes que não concordarem com as responsas poderão entrar com recurso. Os formulários estarão disponíveis pelo site do Cebraspe nos dias 5 e 6 de fevereiro, terça e quarta-feira.
A aprovação da prova objetiva demanda pontuação mínima, segundo os critérios a seguir:
- obter mais de dez pontos no bloco I;
- obter 12 pontos no bloco II;
- obter seis pontos no bloco III.
No conjunto, a pontuação mínima necessária é 48 pontos.
Apenas candidatos que preencherem os requisitos citados terão a redação corrigida. Aprovados na primeira fase seguirão para as demais:
- exame de capacidade física;
- avaliação de saúde;
- avaliação psicológica;
- avaliação de títulos;
- investigação social;
- curso de formação.
Lançado em novembro do ano passado, edital abriu 500 vagas para o cargo de policial rodoviário federal. A investidura na carreira exige ensino superior completo em qualquer área, porte de CNH, no mínimo, categoria “B”, dentre outros requisitos.
Atualmente, os servidores adentram na corporação com ganhos de R$ 10.357,88.