scorecardresearch ghost pixel



Federação pede urgência em novo concurso para Ministério da Saúde

De acordo com ofício enviado pela Fenasps, cargos mais urgentes no concurso Ministério da Saúde 2019 são: médico e engenheiros do trabalho e técnicos de segurança.



A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) ratificou a necessidade de realização de novo concurso para o Ministério da Saúde.

Um ofício contendo solicitação para o certame foi encaminhado ao Ministério no último dia 23. O documento solicita urgência na abertura de novo edital em, pelo menos, três cargos:

  • Técnicos de Segurança;
  • Médicos do Trabalho;
  • Engenheiros do Trabalho;

O texto solicita que o pedido de aval seja encaminhado ao Ministério da Economia. Atualmente a pasta é a responsável pela autorização de concursos públicos.

Importante frisar que órgãos federais interessados em realizar seleções neste ano têm até o dia 31 de maio para protocolar o pedido.

Hospitais federais têm alto déficit de servidores

Além dos cargos para atendimentos da própria pasta, hospitais federais também apresentam necessidade urgente de pessoal. Sob a responsabilidade da União estão importantes unidades. Algumas delas, por exemplo, são o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Entretanto, segundo reportagem da Folha Dirigida, uma das unidades com situação mais grave é o Hospital Federal Bonsucesso. Além da grave baixa no quadro de funcionários, o corpo clínico enviou uma carta ao Ministério da Saúde pedindo exoneração da então diretora e notificando a atual situação.

Último processo seletivo

Sem concurso para admissão de funcionários efetivos desde 2009, o Ministério da Saúde realizou processo seletivo no último ano.

Contudo, a seleção, além de atender apenas necessidade temporária, resolveu apenas uma situação pontual, uma vez que as oportunidades foram apenas para o Rio de Janeiro.

Ao todo, foram 3.592 vagas para cargos dos níveis médio/técnico e superior, com lotação em hospitais federais.

O certame disponibilizou oportunidades para diversos cargos. Entre eles: auxiliar de laboratório, auxiliar de radiologia, técnico em enfermagem, biomédico, assistente social, biólogo, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, médico e fonoaudiólogo.

A convocação dos aprovados teve início no mês de junho. Os contratos foram celebrados pelo prazo inicial de seis meses. Os mesmos poderão ser prorrogados por, no máximo, dois anos, de acordo com avaliação de desempenho do servidores.

No entanto, mesmo com as convocações, membros dos corpos clínicos afirmaram que a quantidade de novos empregados não seria suficiente para sanar o déficit funcional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário