scorecardresearch ghost pixel



Encceja 2019: MEC divulga datas das inscrições e provas

Segundo cronograma divulgado pelo Inep, as inscrições serão realizadas de 20 a 31 de maio, enquanto as provas serão aplicadas em 4 de agosto.



O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019) será realizado em 4 de agosto. De acordo com cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições serão recebidas de 20 a 31 de maio.

Quem se inscreveu para a edição do ano passado, não compareceu ao local e deseja participa em 2019, terá entre os dias 15 e 24 de abril para justificar a ausência. Para isso, deverão encaminhar ao Inep os documentos que comprovem o motivo da ausência.

Mais detalhes sobre o procedimento poderão ser conferidos do ano de publicação do edital, previsto para abril.

O exame é aplicado para jovens e adultos que não conseguiram se formar na idade correta. Podem pleitear diploma de ensino fundamental quem tem a partir de 15 anos, já o diploma de ensino médio, a partir dos 18 anos. A participação é gratuita e voluntária.

No entanto, é importante frisar que, para conseguir o diploma não basta apenas realizar a prova. Os candidatos devem atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimentos presente no Encceja. Além disso, devem alcançar ao menos cinco pontos na redação.

Estrutura das provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. As quatro áreas cobradas na avaliação são as seguintes:

Ensino fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Materiais para estudo para os ensinos fundamental e médio, bem como as orientações aos professores que trabalham na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já estão disponíveis no site do Inep.

O portal disponibiliza, ainda, os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento da última edição do Encceja e os respectivos gabaritos.

Gabaritos Encceja 2019

Os gabaritos dos exames objetivos serão divulgados por meio do Portal do Inep até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário