scorecardresearch ghost pixel



Encceja, prova gratuita do Governo para terminar os estudos, está com inscrições abertas

Jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental e médio já podem fazer as inscrições do Encceja. Veja as datas e como participar.



Estão abertas as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. Os interessados têm até o dia 4 de junho para garantirem a participação. O Encceja é especialmente voltado para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.

Leia mais: Ministério da Educação oferece bolsas de R$ 900 para estudantes

As provas do Encceja serão aplicados no dia 28 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A aplicação é feita na mesma data em todos os estados e no Distrito Federal.

Inscrições do Encceja 2022

Entre os requisitos para participar, foi visto que é preciso ter 15 anos completos, no mínimo, para o ensino fundamental, bem como é necessário ter 18 anos para o ensino médio. Durante a inscrição, o candidato indicará em qual estado deseja fazer as provas.

É também durante a inscrição que os interessados escolhem o nível de ensino para o qual desejam obter a certificação. O exame é realizado desde 2002, então sabemos que, com base na prova, os participantes recebem o certificado e a declaração de proficiência.

O documento é emitido pelas secretarias de educação e por institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Os participantes que faltarem no dia de prova deverão justificar a ausência para terem a permissão de se inscreverem novamente em outras edições do exame.

O Encceja avalia as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos. A prova do Encceja conta com uma redação e quatro provas de múltipla escolha, cada uma contendo 30 questões.

O resultado no exame é usado para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. É uma grande oportunidade para as pessoas que não conseguiram concluir os estudos no tempo regular por qualquer que seja a razão. Para aproveitar essa chance, os interessados podem se inscrever por meio do site do Inep.

Além das inscrições que já estão abertas, os candidatos podem verificar também todo o edital e conferir mais detalhes sobre a prova.




Voltar ao topo

Deixe um comentário