scorecardresearch ghost pixel



Aeronáutica abre inscrições para concurso Epcar com 180 vagas de nível fundamental

Concurso da Força Aérea Brasileira abre vagas de nível fundamental para ambos os sexos.



Começa nesta quinta-feira, 4, o período de inscrições para mais um concurso da Força Aérea Brasileira (FAB). O certame é destinado ao Exame para Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EpCar), ingresso em 2020.

Ao todo, são 180 vagas, sendo 60 para candidatos do sexo masculino e 20 para o feminino. Dentro do total de vagas, 20% estão reservadas para candidatos autodeclarados negros. Para concorrer a uma delas é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Ter ensino fundamental completo;
  • Idade entre 14 e 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A Escola Preparatória fica em Barbacena – MG. Importante destacar que a formação da instituição tem duração de três anos, é realizada em regime de internato, e equivale ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino.

O Curso visa a preparação de jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo.

Ao efetuar a matrícula, o candidato passa à situação de Aluno da EpCar, na condição de praça especial. Durante o curso, o aluno terá direito a soldo de acordo com a legislação vigente, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Conforme a tabela de vencimentos de 2019, a remuneração inicial é de R$ 1.044,00. Contudo, deve sofrer reajustes no próximo ano.

Inscrições concurso Aeronáutica – Epcar 2019

As inscrições para o certame ficam aberta de hoje, 4, até o dia 23 de abril de 2019. Os interessados devem realizar a candidatura exclusivamente pela internet, por meio do site de ingresso na AFA/FAB.

Depois de preencher Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI) será necessário quitar taxa de inscrição de R$ 60,00.

Etapas e provas concurso EpCar 2019

Segundo as normativas do regulamento, a presente seleção avaliará os candidatos por meio das etapas abaixo:

  • Provas Escritas;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC);
  •  Validação Documental.

As provas escritas possuem caráter eliminatório e classificatório. Já as demais etapas são apenas de caráter eliminatório.

Os exames escritos serão constituído de prova objetiva e uma redação. A primeira versará sobre as matérias de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. Os exames serão aplicados no dia 7 de julho de 2019, durante a manhã.

O processo de seleção é de âmbito nacional. Entretanto, haverá locais de prova apenas nas cidades onde se encontram as Organizações Militares de Apoio. Veja as localidades de realização das fases:

Acesse informações detalhadas sobre o processo de seleção no Edital EpCar 2019.




Voltar ao topo

Deixe um comentário