scorecardresearch ghost pixel



Concurso CGU: Pedido com 650 vagas é ajustado para atender regras de autorização

Ofício recebido pela Controladoria-Geral da União indicam medidas de eficiência e normas para a realização a serem adotadas para autorização do novo certame.



Depois de atualizações no fim de março, o pedido da Controladoria-Geral da União (CGU) para um novo concurso teve novas movimentações. Na semana passada, nos dias 9, 10 e 11 de abril, o órgão recebeu Ofício nº 24206/2019/DICOP-SGP/MP, expedido pelo Ministério da Economia.

De acordo com a Folha Dirigida, que esteve em contato com a Assessoria de Imprensa da CGU, o documento pede que a Controladoria ajuste o pedido de autorização para o novo concurso. As alterações devem estar de acordo com o Decreto nº 9.739, estabelecido em 29 de março de 2019.

A resolução estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, além de normas sobre concursos públicos e sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG).

Entre os dias 25 e 26 de março, foram registradas cinco movimentações no pedido. O protocolo passou por importantes setores, tais como a Secretaria de Gestão e Divisão de Concursos.

Questionada pela Folha Dirigida sobre um novo concurso, a CGU informou que está estudando a possibilidade e por isso, não pode estimar previsão de envio ou detalhes de um pedido.

Concurso CGU aguarda aval para cargo de auditor

Em 2018, a Controladoria enviou ao antigo Ministério do Planejamento o pedido para provimento de vagas na carreira de auditor federal de finanças e controle. A solicitação visa 650 vagas para graduados em nível superior. O vencimento inicial do cargo fica em R$ 15.461,70, com auxílio-alimentação de R$ 458,00 incluído.

Atualmente, a CGU tem um déficit de 1.338 postos na carreira. O número preocupa o órgão, que atualmente sofre com a falta de pessoal nas Controladorias Regionais da União (CRUs).

Os números citados foram confirmados pelo ministro da CGR, Wagner Rosário, em novembro de 2017. Desde então, o representante aguarda autorização para realizar novo concurso.

Vale lembrar que em novembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a permanência de Rosário no cargo.

Último concurso CGU teve o edital publicado em 2012

O último certame foi publicado em 2012 e organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). Na ocasião, foram ofertadas 250 vagas para nível superior. As áreas contempladas foram Auditoria e Fiscalização (Geral e Infraestrutura), Tecnologia da Informação, Correição e Comunicação Social.

Os concorrentes foram avaliados por meio de três provas objetivas, uma prova discursiva e sindicância de vida pregressa.

Demais informações sobre o certame estão disponíveis no Edital CGU 2012 – Auditor Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário