scorecardresearch ghost pixel



Descubra se colocar CPF na Nota Fiscal pode aumentar o Serasa Score

Diversos consumidores tem colocado o CPF na nota fiscal buscando aumentar sua pontuação no Serasa Score. Descubra se tal medida é realmente eficiente.



Desde o surgimento da possibilidade de incluir o CPF nas notas fiscais, a pergunta “CPF na nota?” se tornou diária na vida do consumidor brasileiro. Porém, a principal dúvida é: adicionar o CPF na nota pode alterar a pontuação no Serasa Score?

O Serasa Score é uma pontuação feita pelo Serasa Experian para avaliar o comportamento financeiro de cada consumidor. Desse modo, essa pontuação é um importante fator durante a liberação de crédito.

CPF na Nota Fiscal altera a pontuação no Serasa Score?

O Cadastro Positivo Serasa é um modo da Serasa mostrar aos bancos e lojas a reputação do cidadão como pagador. A plataforma considera todas as contas pagas, disponibilizando uma pontuação de acordo com o hábito de pagamento do consumidor, chamado Serasa Score.

Dessa forma, diversos cidadãos que são considerados bons pagadores passaram a incluir o CPF nas notas fiscais de suas compras realizadas com o intuito de melhorar a sua pontuação.

Porém, o CPF inserido na nota fiscal não é considerado uma informação para a realização dos cálculos do Serasa Score. Portanto, não há alteração na pontuação ao realizar tal ação.

O Serasa avalia informações consideradas relevantes para a análise de crédito, como os dados cadastrais, comportamentos, hábitos de compra e saldos positivos e negativos no Cadastro Positivo.

Veja também: Cadastro Positivo sofre mudanças na adesão de consumidores.

Como cadastrar o CPF no Cadastro Positivo

O cidadão que desejar incluir seu CPF no Cadastro Positivo deve acessar o site do Serasa Consumidor. O cadastro é gratuito e é feito exclusivamente por meio do site.

Realizado o cadastro, os pagamentos feitos poderão ser visualizados apenas pelas empresas e bancos nos quais o cidadão se relaciona.

Além disso, há segurança e privacidade para os hábitos de compra do consumidor. Não é possível que as empresas vejam quais foram os itens comprados pelo indivíduo, apenas o valor das compras e as parcelas.

A inserção do CPF no Cadastro Positivo é uma ótima alternativa para aumentar a pontuação no Serasa Score, visto que o histórico de pagamento do cliente pode ajuda-lo a construir a “fama” de bom pagador.

Dessa forma, colocar o CPF apenas na nota fiscal não trará benefícios efetivos para o consumidor. Porém, realizar o Cadastro Positivo significa uma consideravel alteração no Serasa Score.

Pontuação do Serasa Score

O Serasa Score possui pontuações de 0 a 1.000, sendo esse valor alterado de acordo com os hábitos de compra e pagamento do consumidor.

É necessário, no mínimo, 700 pontos para o indivíduo ser considerado um bom pagador dentro do mercado financeiro. Os limites e designação de inadimplência de acordo com a pontuação são:

  • 0 – 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • 300 – 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • 700 ou mais pontos: baixo risco de inadimplência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário