scorecardresearch ghost pixel



Senai e Harvard oferecem cursos online gratuitos de programação

Ambas as instituições oferecem cursos gratuitos online sobre programação. Ao final do curso, o aluno poderá receber certificado de conclusão.



Os cursos de programação são indispensáveis para pessoas que pretendem trabalhar com desenvolvimento de sites ou até mesmo para quem possui um e-commerce e pretende entender um pouco mais sobre como funciona seu site.

Além disso, a programação também é de suma importância para o desenvolvimento de jogos, programação de robôs e para a compreensão de estrutura de dados e algoritmos.

Devido a falta de tempo para a execução de cursos presenciais ou ao elevado valor de cursos relacionados a tecnologia, diversas pessoas deixam de adquirir conhecimento sobre a área.

Porém, instituições mundialmente reconhecidas como o Senai e a Harvard oferecem cursos online e gratuitos sobre programação. Desse modo, o interessado poderá realizar as aulas de acordo com seu planejamento e em qualquer lugar que estiver.

Lógica da Programação – Senai

O Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição privada que oferece cursos presenciais e a distância para pessoas que desejam se profissionalizar em diferentes áreas. A instituição oferece também vagas para pós graduação.

O curso de Lógica da Programação foi desenvolvido para oferecer ao aluno os conhecimentos necessários para a construção de algoritmos e soluções de problemas computacionais, além de dar os primeiros passos para o desenvolvimento de programas para computador.

Algumas das matérias presentes na matriz curricular do curso são:

  • Tipos de Dados;
  • Expressões Aritméticas;
  • Expressões Lógicas;
  • Variáveis Indexadas;
  • Subalgoritmos.

Para participar do curso, é necessário que o interessado tenha, no mínimo, 14 anos e possua conhecimento básico de informática e internet. As inscrições para as aulas devem ser feitas por meio do site do Senai e o início é imediato.

O Senai oferece certificado para os alunos que forem aprovados ao final do curso.

Se capacite: Site oferece curso online e gratuito sobre Informática Básica.

CS50’s Introduction to Computer Science – Harvard

A Universidade Harvard é uma das instituições mais prestigiadas e aclamadas mundialmente em relação a educação. Sua unidade fica na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts nos Estados Unidos. É uma instituição privada, porém oferece mais de 100 cursos online gratuitos.

Dentre eles está o curso de Programação, chamado de “CS50’s: Introduction to Computer Science“. O curso é ministrado em inglês e possui nove módulos que variam de 10 a 20 horas cada. Ao final do curso, ocorrerá um projeto final.

Entre os conhecimentos oferecidos pelo curso, estão:

  • Abordagem sobre ciência da computação e programação;
  • Como pensar de forma algorítmica e resolver problemas de programação de modo eficiente;
  • Conhecimento sobre a linguagem da informação, incluindo JavaScript, CSS e HTML.

Para participar do curso, o interessado deve entrar no site da instituição, clicar em “Enroll Now” e cadastrar seu perfil. É necessário que a pessoa possua conhecimento em inglês, visto que as aulas são ministradas nesse idioma e não há opção de legendas ou dublagem.

A universidade oferece certificado, porém cobra uma taxa de US$ 90 (cerca de R$ 346,00) para disponibilizar e assinar o documento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário