Caixa oferece atendimento via Whatsapp para clientes do FIES e de financiamento habitacional

O novo modo de atendimento está em fase de testes com 82 mil clientes que possuem DDD 61. A previsão é que o atendimento seja estendido para todos até o fim do ano.

A Caixa Econômica Federal lançou uma novidade: Clientes que possuem contrato habitacional e financiamento estudantil (FIES) podem contar com o atendimento via WhatsApp oferecido pelo banco. Entretanto, o serviço está sendo oferecido temporariamente apenas para clientes que possua o DDD 61, de Goiás e Distrito Federal.

Dessa forma, a expectativa é que o atendimento pelo Whatsapp seja estendido para clientes de todo o país até o fim do ano. Mais de 82 mil clientes do financiamento habitacional da Caixa já estão cadastrados para a fase de testes do novo modo de atendimento.

Além disso, a emissão da segunda via do boleto do FIES já está disponível para cerca de 47 mil clientes que também possuam o DDD 61. A caixa está estudando ampliar esse estilo de atendimento para outros serviços disponíveis para pessoa física e jurídica.

Utilização do Whatsapp Business

De acordo com o gerente de arquitetura empresarial da Caixa, Sidinei Rossoni, o banco acredita que o Whatsapp seja o canal ideal para atingir todos os públicos que a Caixa possui. Dessa forma, as diversas faixas etárias e classes sociais que possuem conta no banco poderão ser atendidas.

Além disso, Rossoni ainda afirma que a implementação do serviço aumentará de acordo com o feedback dado pelos clientes, da capacidade de atendimento da empresa e com o aumento do uso pelos consumidores já cadastrados.

Desse modo, a Caixa pretende inovar para que a ferramenta também possua um atendimento humanizado, por meio de pessoas capacitadas para realizar esse tipo de atendimento. Assim, o atendimento que antes era realizado apenas pessoalmente ou por telefone, poderá ser feito com a mesma qualidade via Whatsapp.

Projeto Piloto

Em primeiro momento, a instalação do novo modo de atendimento da Caixa, foi testado com cerca de 64 mil funcionários do banco, que atuaram no papel de clientes. Além disso, a Caixa também utilizou o Whatsapp Business para a realização de comunicações internas.

Dessa forma, Rossoni destacou o serviço de simulação de habitação, que agora pode ser realizado via Whatsapp com apenas algumas perguntas. Assim, o banco busca evoluir o projeto de modo a oferecer o melhor serviço ao cliente, suprindo as necessidades que ele possui.

O projeto está sendo realizado em parceria com a Wavy, empresa pertencente ao grupo Movile. A empresa é uma das autorizadas para ser provedora da nova ferramenta do Brasil, além de ser uma das seis primeiras empresas possibilitadas a oferecer o Whatsapp Business API.

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Serviços Habitacionais Disponíveis pelo Aplicativo

Alguns serviços habitacionais da Caixa já estão disponíveis por meio do aplicativo do banco, sendo eles:

  • Alteração de data de vencimento;
  • Alteração de dados para contato;
  • Autorização de débito em conta;
  • Aviso de sinistro por morte e invalidez permanente
  • Aviso de sinistro por danos físicos ao imóvel;
  • Amortização do saldo devedor com recursos próprios, FGTS ou misto
  • Emissão de boleto;
  • Utilização do FGTS para pagamento de parte da prestação;
  • Liquidação antecipada da dívida;
  • Pausa estendida – renegociação habitacional.
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