scorecardresearch ghost pixel



Fraude: Aprovado no Concurso INSS 2015 pintou o rosto para conseguir cotas

Um funcionário do INSS foi denunciado por fraude na aprovação do concurso público realizado em 2015 para o cargo de Técnico do Seguro Social.



Um funcionário do INSS foi denunciado por fraude na aprovação do concurso público realizado em 2015 para o cargo de Técnico do Seguro Social. Lucas Soares Fontes concorreu a uma vaga destinada a pessoa negra ou parda da Agência da Previdência Social vinculada a Gerência Executiva de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais.

A banca examinadora (CEBRASPE) era responsável pelo enquadramento dos candidatos que se auto declararam negros ou pardos no referido concurso.  Sendo assim, a Diretoria de Gestão de Pessoas encaminhou a denúncia para a banca. O órgão abriu um processo administrativo para que houvesse a verificação dos fatos.

O Cebraspe informou que a verificação da condição declarada pelo candidato foi feita por meio de fotografia. A imagem era individual, colorida e foi enviada pelo mesmo. Diante disso, a banca examinadora encaminhou ao INSS a fotografia. Durante análise da imagem, identificou-se inconsistências que comprovavam fraude.

A fotografia foi encaminhada para a sessão responsável pela efetivação do candidato. Foi informado que ele foi empossado por observarem apenas o resultado final do concurso. A banca examinadora determinou a confecção de novas fotografias.

Após análise das novas imagens, verificou-se que o funcionário não se enquadrava no perfil de pessoa cotistas. Ou seja, ele não podia fazer uso da vaga reservada para pessoa negra ou parda. A recomendação foi de que  Lucas deveria ser eliminado do concurso. Além disso, sua nomeação deveria ser anulada.

O servidor apresentou defesa ao órgão responsável. Entretanto, o INSS alegou que as fotografias não mostram características de uma pessoa negra, por isso ele não fazia jus ao uso da vaga reservada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário