scorecardresearch ghost pixel



Mais trabalhadores terão direito ao saque do FGTS

A Comissão do Senado aprovou o Projeto de Lei que estende o saque do FGTS para trabalhadores ou dependentes que sejam acometidos por doenças.



Uma boa notícia para os trabalhadores que estejam precisando de um dinheiro extra para lidar com problemas de saúde: A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou a liberação do saque do FGTS para trabalhadores ou dependentes que possuam uma doença grave, degenerativa ou incapacitante. O saque é liberado independentemente do estágio da doença.

O Projeto de Lei 30/2018 foi apresentado por um senador do Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT/RS). No texto original do projeto, estavam inclusas apenas duas doenças: Mal de Parkinson e Alzheimer. Vale lembrar que o saque do recurso já é atualmente autorizado para tratamentos de câncer, doenças terminais e HIV.

O senador Flávio Arns (Rede/PR), relator do caso, elogiou a proposta, contudo fez algumas observações. Para ele, outras doenças e condições de saúde graves, incapacitantes ou degenerativas também precisam ser incluídas para receber o mesmo tratamento.

Dessa forma, o relator defende que a liberação dos recursos do FGTS deve ser para todas as doenças neurodegenerativas e incapacitantes que ainda não tenham um tratamento efetivo para a melhora do indivíduo. Assim, o saque do recurso deve estar disponível para trabalhadores que lidem com essas doenças, não apenas para Parkinson ou Alzheimer.

Saque do FGTS para melhorar a qualidade de vida

Como argumento utilizado por Flávio, o senador afirma que a liberação do fundo de garantia seria necessária para o prolongamento da vida do trabalhador acometido pela doença. Dessa forma, o relator afirma que a medida é justa e racional para melhorar a qualidade de vida do trabalhador e diminuir seu sofrimento com a doença.

Devido a esse pensamento, Flávio desenvolveu duas emendas que foram adicionadas ao texto original. O intuito é de defender sua posição e sugerir a liberação do recurso. Dessa forma, a sugestão feita indicou que o saque do FGTS em caso de doenças ou condições graves poderia ser feito em qualquer estágio da doença, não apena em fase terminal.

O relator ainda destaca a honrável motivação do projeto e lembra que o dinheiro do FGTS é do próprio trabalhador. Dessa forma, justifica a liberação do saque dos recursos acumulados para o uso com tratamentos disponíveis e para maior conforto.

O projeto em questão em tramitação em caso de decisão final no CAS. Entretanto, caso não ocorra recursos para o Plenário, o PL será enviado diretamente à Câmara dos Deputados. Porém, a Presidência do Senado solicitou que o projeto fosse enviado à Secretaria Geral da Mesa (SGM) que se refiram a projetos relacionados a saques do FGTS.

Veja também: Governo quer liberar saque do FGTS para todos os trabalhadores.

Outras doenças são discutidas no Senado

Recentemente houve também a aprovação da realização de uma audiência pública, envolvendo a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A audiência será para o debate do projeto que vida alterar a legislação que protege os cidadãos que possuam transtorno do espectro autista (PL 1.712/2019). A discussão foi requerida pelas senadoras Soraya Thronicke (PSL/MS) e Daniella Ribeiro (PP/PB).

Além disso, outra audiência pública ocorrerá com o intuito de debater acerca da síndrome do X frágil. O requerimento foi feito pelo senador Styvenson Valentim (Pode/RN). A comissão aprovou também a inclusão de diversos convidados para a audiência que discutirá sobre o PL que proíbe as dispensas coletivas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário