scorecardresearch ghost pixel



MEI tem até 50% de desconto em plano de saúde. Saiba como!

O Microempreendedor Individual pode conseguir planos de saúde até 50% mais baratos que o restante da população. Saiba como isso é possível!



O plano de saúde é a despesa que mais foi cortada pela maioria dos brasileiros devido a crise na qual o país se encontra. Entretanto, é possível que um Microempreendedor Individual (MEI) tenha até 50% de desconto na contratação do plano de saúde, por meio do Plano de Saúde Empresarial.

Dessa forma, o Plano de Saúde Empresarial pode ser contratado desde que o MEI atenda a alguns pré-requisitos básicos solicitados, como:

  • CNPJ;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  • Número mínimo de pessoas.

O número mínimo de pessoas pode variar de acordo com a seguradora que está oferecendo plano. Algumas delas exigem que para a realização do contrato do plano de saúde empresarial, sejam inclusas, no mínimo, duas ou três pessoas.

O plano empresarial costuma ser consideravelmente mais barato que o plano de saúde individual, de modo que alguns planos empresariais podem chegar a ter um desconto de 40% em cima do valor do plano individual. Porém, para garantir que você está contratando a melhor taxa do mercado, é necessário fazer uma pesquisa no mercado.

Dessa forma, cada seguradora exige regras específicas para a contratação de seus serviços oferecidos. Devido a isso, é necessário realizar uma pesquisa com o intuito de descobrir qual seguradora se encaixa no seu negócio e atende suas necessidades.

Para a simulação de um plano de saúde empresarial, o MEI deverá apresentar o CNPJ da empresa, a quantidade de beneficiários que serão inclusos e atendidos pelo plano, além de estimar qual seria o tempo de carência necessário e outras informações.

Considerações anteriores a contratação do plano empresarial

Antes de contratar um plano de saúde empresarial, é necessário que o microempreendedor olhe não apenas para o valor a ser pago, mas também outros elementos oferecidos, como:

  • Carência;
  • Abrangência do plano;
  • Reajuste no valor;
  • Registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar;
  • Coberturas Obrigatórias.

Tempo de Carência do Plano

O tempo de carência de um plano de saúde é o tempo que o cliente precisa esperar após a contratação do plano para realizar alguns procedimentos ou até mesmo o plano por completo.

Dessa forma, o tempo de carência varia de acordo com a seguradora e com as exigências feitas por cada uma delas. Assim, é importante entrar em contato com o corretor da operadora e coletar informações acerca do tempo de carência para a utilização completa do plano.

Abrangência do Plano Empresarial

Outro questionamento importante a ser feito anteriormente a contratação de um plano oferecido por alguma asseguradora, é em relação a área de abrangência.

Ou seja, isso significa que o cliente deve saber em quais localidades o atendimento médico poderá ser feito com a utilização do plano de saúde. A abrangência ofertada pode ser local, regional ou nacional, de acordo com a operadora que oferta o plano.

Dessa forma, é necessário que o cliente pense bem em seus hábitos de viagem e deslocamento antes de contratar um plano de saúde empresarial. Por mais que o plano regional seja mais barato que o nacional, a economia pode sair cara caso as viagens ocorram frequentemente.

Entretanto, caso o consumidor viaje pouco e sempre se mantenha na área de cobertura do plano, é recomendado a contratação do plano regional. Contudo, algumas operadoras ofertam os planos regionais e nacionais com uma mínima diferença de preços.

Nesse caso, se torna mais interessante a contratação do plano de abrangência nacional, com o intuito de realizar possíveis viagens sem a preocupação se o plano cobrirá os gastos caso ocorra algum acidente.

Veja também: Decreto estuda permitir que motoristas de aplicativo se inscrevam como MEI.

Reajuste no Valor

Um fator importante para a contratação de um plano é saber como o cálculo de reajuste do valor pago é realizado. Alguns planos ofertam um valor inicial abaixo do preço praticado no mercado. Entretanto, devido aos reajustes sofridos anualmente, o preço final acaba sendo maior que o de seus concorrentes.

Dessa forma, é imprescindível que as contas acerca dos reajustes mensais ou anuais que serão feitos sob o valor inicial sejam feitas antes da contratação do plano. Essa medida deve ser realizada com a finalidade de não cair em uma falsa oferta acerca do valor pago.

Registro na ANS

É imprescindível que a operadora que está ofertando os planos de saúde tenha registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar. Para conferir se a operadora está registrada na ANS, basta seguir alguns passos.

Primeiramente, é necessário acessar o site da ANS ou realizar a consulta via telefone. Logo após, o indivíduo debe clicar em “Planos e Operadoras” e posteriormente em “Informações e Avaliações de Operadoras”. Assim, basta selecionar “Consultar dados e planos da operadora” e informar os dados pedidos.

Outra medida de segurança a ser tomada anteriormente a contratação do plano, é verificar o que os atuais clientes da operadora falam sobre ela. É possível realizar essa consulta em sites de atendimento ao consumidor.

Dessa forma, você poderá ter uma visão realista acerca do tratamento da operadora com seus clientes. Esse fato não será exposto de modo complemente verdadeiro pela operadora ou corretor.

Coberturas Obrigatórias

A Agência Nacional de Saúde Suplementar desenvolveu uma lista com as coberturas obrigatórias que devem ser realizados pelas operadoras. A medida vale para contratos assinados a partir de 199. Assim, todas as operadoras devem oferecer os itens presentes nessa lista para seus clientes.

O documento que possui as coberturas obrigatórias está disponibilizado no site da ANS. Dessa forma, é extremamente necessário que o cliente exija que a operadora ofereça os serviços obrigatórios, com o intuito de não necessitar reivindicar posteriormente por algo que não foi cumprido.

Assim, é necessário que o interessado leia todo o contrato antes de assina-lo, para ter a certeza que os procedimentos básicos obrigatórios estão sendo ofertados pela operadora.




Voltar ao topo

Deixe um comentário