Beneficiários do Bolsa Família possuem empréstimo para abrir um negócio

O Programa Progredir oferta um empréstimo exclusivo para cidadãos de baixa renda beneficiados pelo Bolsa Família que desejam abrir seu próprio negócio.

Os cidadãos que recebem o benefício do Bolsa Família podem conseguir um empréstimo para abrir ou melhorar seu próprio negócio. O programa Progredir foi desenvolvido pelo Governo Federal com o intuito de incentivar o empreendedorismo nos beneficiários do Bolsa Família. Assim, o programa possui o Microcrédito Produtivo: um empréstimo oferecido ao microempreendedor de baixa renda, ofertado por empresas parceiras.

Contudo, o empréstimo é disponibilizado apenas para o beneficiário que já possui um pequeno negócio ou que deseja iniciar um. Com isso, a quantia ofertada não poderá ser utilizada para outros fins, como reformas, pagamento de dívidas ou compras individuais.

Dessa forma, os juros cobrados pelo microcrédito e a quantia a ser disponibilizada variam de acordo com o cidadão, a depender da avaliação realizada pelo banco parceiro do Progredir. Assim, cada banco possui sua própria política de negociação. Portanto, os juros podem variar de acordo com o banco solicitado.

Como se Cadastrar

Para ter acesso ao Microcrédito Produtivo, o cidadão precisa primeiramente se inscrever no Cadastro Único. Para isso, é necessário fazer parte de famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos como renda total mensal.

Após realizar a inscrição, o beneficiário deverá elaborar uma proposta de empréstimo para que o banco parceiro do Progredir avalie e libere a solicitação. Assim, é preciso se cadastrar no site do Progredir.

Não é necessário ser um Microempreendedor Individual (MEI) para que o beneficiário do Bolsa Família solicite o empréstimo. Entretanto, é preciso ter ciência que as condições para liberação do empréstimo varia de acordo com as normas dos bancos parceiros. Dessa forma, estar formalizado como MEI pode ser uma vantagem para quem deseja solicitar a quantia.

Solicitação do Microcrédito

Para solicitar o microcrédito, o beneficiário deve entrar no site do Progredir e clicar em “microcrédito”. Posteriormente, é preciso clicar em uma das duas opções que aparecerão na tela:

  • Caso queira iniciar um negócio, clique em “Quero ser Microempreendedor”;
  • Caso já tenha um negócio, clique em “Já sou Microempreendedor”.

Assim, é necessário que o cidadão permita o envio de seus dados para os bancos, com o intuito de disponibilizar as informações presentes no questionário. Assim, os dados serão encaminhados para os bancos parceiros do programa Progredir.

Após a avaliação do perfil do consumidor, os bancos decidirão se entrarão em contato com o beneficiário para oferecer o microcrédito.

Veja também: Cidadãos de baixa renda podem ter acesso gratuito à primeira CNH.

Outros serviços ofertados pelo Progredir

Os beneficiários do Bolsa Família que se encontrar em maior situação de necessidade, contam com outros diversos serviços ofertados pelo Progredir. Assim, há um auxílio para os inscritos que estejam em busca de emprego e renda.

Além disso, o programa também oferta cursos do Pronatec e encaminhamento para vagas disponíveis no mercado de trabalho. Dessa forma, é possível acessar diversas ações do Plano Progredir por meio do site do Governo Federal, como:

  • Criação de Currículo Profissional;
  • Acesso a vagas de emprego em sua região, de acordo com o perfil profissional;
  • Cursos gratuitos de qualificação profissional;
  • Possibilidade de acesso ao Microcrédito Produtivo.
Voltar ao topo

Deixe um comentário