scorecardresearch ghost pixel



Governo Federal oferece suporte para autonomia de famílias de baixa renda

O Plano Progredir oferece cursos para capacitação profissional, vagas de emprego e empréstimo para microempreendedores cadastrados no Cadastro Único e no Bolsa Família.



O Plano Progredir é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, o qual visa promover a autonomia para as famílias inscritas no Cadastro Único e no Bolsa Família. Por meio de geração de emprego, qualificação profissional e renda, o programa visa gerar oportunidades para que os cadastrados possam melhorar de vida.

Dessa forma, o plano conta com cursos profissionalizantes, encaminhamento ao mercado de trabalho e também apoio ao empreendedorismo para os microempreendedores individuais (MEI) que estejam cadastrados nos programas no governo.

O plano é coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e atua por meio de parcerias públicas e provadas, em seus três eixos. O Banco do Brasil e a Caixa são dois dos diversos parceiros que o Progredir possui.

Assim, as famílias e indivíduos que se interessarem em participar do Programa Progredir, devem entrar no site do programa e realizar o seu cadastro. Atualmente, são mais de 40 mil vagas para os cursos gratuitos de qualificação profissional e diversas vagas de emprego.

Veja também: Expo CIEE 2019: Oferta de 9 mil vagas de estágio e aprendizagem.

Intermediação de Mão de Obra

Com o objetivo de fornecer autonomia por meio do emprego e da geração de renda, o Progredir oferece uma ferramenta digital que ajuda o interessado a montar o seu currículo. Além disso, também oferta vagas de emprego e faz a intermediação entre o candidato e a empresa.

Desse modo, o currículo ficará disponível para que as instituições que estão com vagas abertas possam analisar. Vale lembrar que essas instituições possuem acordo com o Progredir e ofertam as vagas de trabalho no próprio site.

Além disso, ao criar o currículo, é possível que o cidadão verifique se há vagas de emprego ofertadas em sua região. O programa identificará o perfil do candidato e cruzará seu perfil com as vagas ofertadas pelas empresas.

Qualificação Profissional

O Progredir visa aumentar as oportunidades de emprego ao seus cadastrados por meio de cursos gratuitos de qualificação profissional, educação financeira, inclusão digital e empreendedorismo. Assim, com maior capacitação, as chances de contratação se tornam maiores.

São 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec, além de uma ferramenta online que possibilita a localização de Centros Vocacionais Tecnológicos para dar suporte aos cursos de formação profissional. Há também oficinas de educação financeira para educar as famílias sobre custos e como administrar melhor sua renda.

Além disso, o Progredir também visa a inclusão digital de seus cadastrados. O programa disponibiliza também uma ferramenta que localiza telecentros para auxiliar o acesso aos cursos de inclusão digital. Há também bolsas para agentes de inclusão digital.

Empreendedorismo

Por fim, o Progredir oferta ações de incentivo ao empreendedor por meio do Microcrédito Produtivo. Essa ação é um empréstimo ofertado ao microempreendedor de baixa renda que deseje melhorar, ampliar ou até mesmo iniciar o seu próprio negócio.

Os incentivos vão até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, destinado a famílias cadastradas no Cadastro único. Há uma assistência técnica e inclusão financeira para os trabalhadores autônomos que estão inscritos nos programas sociais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário