scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! Novo golpe do FGTS que circula pelo WhatsApp promete saque

Ao clicar no link do golpe, o usuário é incentivado a responder uma pesquisa que o cadastra em serviços indevidos de SMS pago. 



Fique atento, porque em meio a notícia de liberação parcial do FGTS, um novo golpe que circula pelo WhatsApp usa o saque do benefício para atrair vítimas. Segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da empresa PSafe, em apenas dois dias, mais de 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso. 

Ao clicar no link do golpe, o usuário é levado a responder uma pesquisa, com perguntas como “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Independentemente das respostas, o usuário é encaminhado a uma nova página, que pede para compartilhar o link com mais dez amigos do WhatsApp, o que supostamente vai liberar o saque de sua conta.

Segundo, Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, “O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima”. Ao seguir os passos indicados pelos criminosos, a pessoa é direcionada a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. 

De acordo com Simoni, a partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas. Para não cair em ataques como esse, o especialista sugere tomar alguns cuidados, como sempre checar se o link é verdadeiro e desconfiar de promessas fáceis e vantajosas, incluindo supostos benefícios do governo. 

Veja também: Confira quem poderá sacar o dinheiro de contas ativas do FGTS em 2019




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário