scorecardresearch ghost pixel



Entenda o que muda no FGTS se você sacar e for demitido

Em caso de demissão, o trabalhador que optar pelo saque-aniversário perde o direito ao benefício. Confira!



A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta semana, o calendário de pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Além do mais, o governo anunciou ainda que vai liberar o saque-aniversário. Pelo método, no mês do aniversário do trabalhador, ele poderá fazer o saque de uma parcela do FGTS. Esta ferramenta não é obrigatória e, por isso, o trabalhador precisa ter cautela no momento de optar por ela.

Esta atenção especial é importante, já que ao escolher o saque-aniversário, o beneficiário não recebe o Fundo de Garantia se for demitido.

De acordo com a Caixa, caso opte por este formato de saque, o trabalhador terá direito a todas as outras modalidades de saque. Contudo, em caso de demissão, não poderá sacar o total do FGTS. Ao não possuir mais vínculo com empresa, a conta de torna inativa.

Segundo a instituição financeira, apesar da inatividade em caso de demissão, outros benefícios ficam mantidos. Tais como os saques para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos que são previstos em Lei.

Saiba mais sobre: Entenda como funcionará o saque aniversário do FGTS.

Saque-aniversário FGTS: o que é?

O método foi criado com uma alternativa sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho. Dessa forma, quem optar pelo saque-aniversário poderá tirar uma parcela do FGTS anualmente. Mais precisamento no mês do aniversário.

Saque-aniversário FGTS: como aderir a esse tipo de saque?

Para que o trabalhador tenha direito ao saque-aniversário ele precisa optar por este modelo. A Caixa, provavelmente, ainda irá disponibilizar mais informações relacionadas à como e onde fazer esta escolha. A previsão é que o banco estatal faça esta divulgação no dia 01º de outubro.

Saque-aniversário FGTS: quando começa a valer?

A partir de 2020 os recursos  já vão poder começar a ser sacados. Assim sendo, quem faz aniversário no primeiro semestre terá que esperar um ordem que começa a partir de abril de 2020. Enquanto isso, os aniversariantes do meio do ano para frente vão receber nos meses em que nasceram.

Saque-aniversário FGTS: como funciona?

A ideia do saque-aniversário é que quanto menor for o salto, maior será o percentual de saldo. Por este motivo, a alíquota pode variar de 5% a 50% do saldo. Portanto, o trabalhador que optar pelo método, terá a possibilidade de sacar um percentual do saldo FGTS somado com uma parcela adicional, anualmente.

Você pode ter interesse também: Cuidado: Saque Aniversário do FGTS impede saque na demissão. Entenda!




Voltar ao topo

Deixe um comentário