scorecardresearch ghost pixel



Saiba quando é recomendado antecipar o décimo terceiro salário

Alguns bancos ofertam a possibilidade de antecipação do décimo terceiro salário. Contudo, a opção é recomendada apenas em alguns casos.



O 13º salário é um benefício pago aos trabalhadores de carteira assinada no fim do ano, podendo ser repassado em uma ou duas parcelas. Por ser um benefício pago apenas no mês de dezembro, algumas instituições financeiras ofertam a antecipação do valor para os trabalhadores que estejam precisando dos recursos antes do prazo.

O adiantamento do décimo terceiro ocorre como um tipo de empréstimo. Senso assim, o banco irá antecipar a quantia que será recebida e o pagamento ocorrerá com o pagamento de juros. O débito será feito em dezembro, assim que o trabalhador receber o benefício em sua conta.

Entretanto, grande maioria das financeiras não ofertam o adiantamento de 100% do valor a ser recebido, variando de acordo com o limite de crédito disponível para o trabalhador. Com isso, os juros irão incidir somente sobre o valor liberado para empréstimo.

Como funciona a antecipação do 13º salário

A antecipação do décimo terceiro é feito por meio de uma linha de crédito disponibilizada por alguns bancos aos seus clientes. As empresas possuem uma data limite para realizar o pagamento do benefício para seus funcionários. Os bancos costumam cobrar taxas menores que a média para essa linha de crédito, visto que o pagamento será feito geralmente de modo automático.

Assim sendo, os bancos costumam ofertar o empréstimo apenas para os clientes que recebem o benefício em suas contas da instituição. Com isso, será programado um débito automático na conta corrente do trabalhador na data de recebimento do benefício. Além disso,por ser um empréstimo de curto prazo, os juros incididos também serão menores que os de empréstimos comuns.

Quando é recomendado adiantar o 13º salário

Antes de contratar a antecipação do décimo terceiro, o trabalhador precisa ter ciência de que o valor será antecipado como forma de empréstimo. Assim, o valor a ser pago será maior que o recebido, visto que haverá cobrança de juros sobre a quantia disponibilizada.

Além disso, é preciso realizar um planejamento financeiro, uma vez que em dezembro, mês de pagamento do benefício, os gastos ficam maiores. Isso devido a custos com festas de natal e ano novo, pagamento de impostos no início próximo ano, matrícula e material escolar.

A antecipação do décimo terceiro só é recomendada em caso de emergências, como acidentes e problemas de saúde. Ademais, o adiantamento pode ser uma boa saída também para o pagamento de dívidas que possuem alta taxa de juros, como cartão de crédito e cheque especial.

Veja também: Antecipe o 13º salário de forma fácil e com dinheiro direto na conta.

Como calcular o valor do 13º salário

Para os trabalhadores que exerceram suas funções durante todo o ano na mesma empresa, o valor do décimo terceiro pago em parcela única será equivalente ao demais salários pagos nos meses anteriores. Contudo, caso o benefício seja pago em duas parcelas, o valor não será o mesmo de sua divisão em duas partes.

Isso ocorre devido a primeira metade do benefício ser correspondente a metade do salário anterior, mas a segunda parcela não. Na segunda irá incidir descontos referentes ao INSS e Imposto de Renda, variando de acordo com o salário recebido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário