scorecardresearch ghost pixel



EDITAL do IBGE: 196 mil vagas para nível fundamental em breve

Cerca de 234.416 vagas já foram autorizadas. Três editais já foram publicados e espera-se que outros sejam lançados até maio de 2020.



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê novos editais de concursos públicos. Cerca de 231 mil vagas temporárias estão antevistas. Destas, pelo menos 196 mil vagas serão para o cargo de Recenseador, que só exige o nível fundamental.

Esses novos editais abrirão oportunidades para agente censitário municipal, codificador censitário, recenseador, supervisor (call center), agente censitário supervisor e supervisor PA. Para o cargo de agente censitário, o candidato deve ter, ao menos, nível médio completo. O salário é de R$ 2.000,00, podendo chegar a R$ 2.458,00 com auxílio-alimentação.

Está autorizado ao órgão abrir 234.416 vagas temporárias. Estas serão distribuídas de acordo com os municípios de todo o país. Os editais estão previstos para serem publicados em breve e segundo a retificação, pode ser autorizado até maio de 2020.

Concurso IBGE: Cargos autorizados

Confira os cargos já autorizados para o concurso do IBGE:

  • Coordenador Censitário de Subárea 1 (600 vagas) – edital divulgado;
  • Coordenador Censitário de Subárea 2 (850 vagas) – edital divulgado;
  • Supervisor – Call Center (4  vagas) – edital previsto;
  • Supervisor PA (1.304 vagas) – edital previsto;
  • Codificador Censitário (120 vagas) – edital previsto;
  • Agente Censitário Operacional (1.760 vagas) – edital divulgado;
  • Agente Censitário Municipal (6.100 vagas) – edital previsto;
  • Recenseador PA (4.100 vagas) – edital previsto;
  • Recenseador (196.000 vagas) – edital previsto;
  • Agente Censitário Supervisor (23.578 vagas) – edital previsto.

O que é o Censo IBGE?

O Censo é uma palavra de origem latina (census), que se refere aos dados coletados dos habitantes de uma cidade, província, estado ou nação. Essa é a única pesquisa que contém todos os habitantes do país, e não apenas uma parcela.

Essa ferramenta é uma fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. Além disso, o resultado do censo permite o acompanhamento do crescimento, distribuição geográfica, entre outras características.

Ainda mais, através do censo, é possível que os governantes saibam quais as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento de determinada localidade. Dessa forma, os deputados federais, estaduais e vereadores de cada estado ou município têm referências das estimativas populacionais.

O Censo também possui grande importância para as empresas privadas, já que os empresários podem saber quais as melhores localidades para determinados serviços, sejam instalações de fábricas, shoppings centers,creches, escolas, restaurantes, entre outros.

Leia também: Concurso Guarda Civil prorroga inscrições para vagas de nível médio




Voltar ao topo

Deixe um comentário