scorecardresearch ghost pixel



Sonha comprar sua casa própria? Governo quer dar vale para famílias de baixa renda

Proposta está em análise, mas deve beneficiar quem ganha até R$ 1.200 e vive em casas precárias e sem infraestrutura adequada.



Para atender pessoas de baixa renda que não têm condições de financiar a casa própria em pequenas cidades (com até 50 mil habitantes) o governo tem a proposta de oferecer um voucher (um vale que garante crédito). A ideia é que o projeto atenda famílias que ganham até R$ 1.200, e vivem em casas precárias e sem infraestrutura adequada.

A medida faz parte da reformulação do Programa de Habitação de Interesse Social que terá novo nome, e novas diretrizes e faixas de renda diferentes das que são oferecidas pelo Minha Casa Minha Vida.

Ainda não foi revelado o valor médio que será oferecido para crédito, porém segundo a proposta, o dinheiro poderá ser usado para melhorar imóveis regulares ou os que já têm processo de regularização iniciados.

Além disso, a seleção dos beneficiários deve ser feita com base em cadastros de órgãos públicos locais (como prefeituras), com a finalidade de tornar o processo mais seguro e transparente.

A faixa de renda exata será definida conforme condições socioeconômicas das regiões. A proposta do governo é seguir divisão criada pelo IBGE em 2017, com 133 regiões intermediárias. Dessa forma, os municípios seriam considerados dentro de grupos com características socioeconômicas parecidas.

Ademais, a ideia do projeto é fazer com que as pessoas escolham onde morar, para não ficarem isoladas dos centros. Como já mencionado, o governo ainda está estudando a proposta, assim ainda não há uma data para fechamento do projeto.

Veja também: Compra da casa própria: CAIXA reduz juros para financiamentos imobiliários




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário