scorecardresearch ghost pixel



Confirmada data de inscrições para Carteira de Habilitação gratuita

Selecionados terão isenção de taxas do Detran, além de inclusão de renach, licença de aprendizagem, exames médicos e psicológicos e até três retestes.



Atenção motoristas de Goiás! O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) abrirá, em dezembro, o período de inscrições para o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. As vagas serão para modalidades Estudantil, Urbana e Rural.

O Projeto CNH Social é voltado para qualificação, habilitação e formação de novos condutores. Além disso, por meio do programa cidadãos de baixa renda terão acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação, com isenção de taxas e aulas teóricas e práticas.

Os selecionados também, terão isenção em outros serviços, como:

  • Inclusão de renach;
  • Licença de aprendizagem;
  • Exames médicos e psicológicos;
  • Até três retestes;
  • Consulta na Junta Médica, quando se tratar de pessoas com deficiência – para as quais serão reservadas 10% das vagas.

O projeto também oferecerá condições para que pessoas de baixa renda adicionem categoria (A ou B). Também garantirá mudanças de B para D, qualificando os cidadãos para o mercado de trabalho. Em média, atualmente, um processo de habilitação de categoria A (motocicleta) custa R$ 1,3 mil e a B, R$ 1,6 mil, sem reteste.

Quem pode se inscrever?

Poderão participar jovens que cursaram todo o ensino médio em escola pública, moradores da área urbana e rural. Além disso, os candidatos não poderão ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Na modalidade urbana, para conquistar uma vaga, o interessado deve ser maior de 21 anos e estar inscrito no CadÚnico, ensino fundamental completo e morar na cidade na qual irá realizar as aulas.

Na modalidade estudantil, o interessado deve ter entre 18 e 25 anos, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao da inscrição. A nota será calculada em ordem decrescente, as melhores serão classificadas.

Já na rural, além de ser maior de 21 anos, deve comprovar o ensino fundamental. Também é preciso apresentar a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inclusive a DAP Acessória, emitida em Goiás.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pelo site do órgão: www.detran.go.gov.br. A data será definida ainda neste mês de dezembro.

Confira também: CNH de graça? Projeto pretende estender benefício para todo o Brasil




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário