scorecardresearch ghost pixel



Seis dicas para usar os pontos do cartão de crédito com segurança

Os pontos de cartões de crédito podem ser trocados por milhas aéreas, ou seja, passagens para viajar, hotéis, jantares e muito mais.



Embora seja visto como um vilão perigoso, o cartão de crédito, quando usado de forma consciente e ponderada pode ser um forte aliado do consumidor. Isso porque além de ser uma ótima alternativa para compras maiores, que por vezes, necessita de parcelamento, há ainda os programas de fidelidade ou de pontos que por sua vez concedem vantagens ao usuário.

Muitas bandeiras e bancos permitem a troca dos pontos por benefícios, que variam desde passagens aéreas até produtos e outros serviços.

O que são os pontos?

Seja no Brasil ou no exterior, geralmente os programas de fidelidade oferecem um ponto a cada dólar gasto. Assim, a quantidade de pontos determinará o “brinde” a ser retirado. De todo modo, cada programa tem uma conduta própria para definir os custos e benefícios. Desse modo, é importante verificar o funcionamento de sua operadora, para assim, definir a melhor estratégia de acumular pontos.

Benefícios

Apesar das milhas aéreas serem as trocas mais comuns entre os usuários, os clubes de fidelidade, na maioria dos caso, também oferecem descontos em produtos, diárias em hotéis, jantares, troca em roupas, eletrônicos, utensílios domésticos, entre outras. Para usufruir destes benefícios, é necessário se cadastrar no site do programa ou entre em contato com a operadora do seu cartão.

Validade dos pontos

Cuidado! Apesar da grande vantagem, os pontos possuem prazo de validade. Assim, é necessário ficar atento e não perder os pontos que levam tanto tempo para se juntar! Por isso, é importante sempre acompanhar a evolução da pontuação na fatura ou no site do cartão.

Valor para transferir os pontos

Viajantes de plantão podem transferir seus pontos externos para clubes de milhagem, como Smiles e Multiplus por exemplo. Assim, é possível acumular pontos em um só lugar, o que se torna mais rápido para alcançar uma determinada quantidade. Contudo, geralmente, existe uma cobrança para realizar a transferência, mas de todo modo, o custo costuma ser baixo e vale o investimento. É importante verificar também o período de transferência entre os programas/clubes.

Anuidade

Há casos em que os pontos são convertidos na anuidade do cartão. Todavia, caso a operadora conceda inúmeros benefícios, sendo eles realmente atrativos, geralmente a anuidade pode ser mais alta do que o comum. 

Limite do cartão

Ao acumular vários pontos, significa que o cartão de crédito esteja sendo usado com muita frequência, o que por vezes, pode se tornar grandes dívidas. Assim, é primordial fazer seu uso com consciência e equilíbrio.

Veja também: Nubank Rewards vale a pena? Conheça vantagens e desvantagens




Voltar ao topo

Deixe um comentário