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Dívidas expiram em 5 anos no SPC/Serasa? Descubra a verdade!

Apesar da retirada do nome dos órgãos de proteção ao crédito, dívida mantém-se ativa e com possibilidade do surgimento de processos judiciais.



Cresce o número de famílias inadimplentes no Brasil. Segundo dados da histórica Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, o número percentual teve recorde em dezembro de 2019: 65,6%. A pesquisa é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A causa no aumento dos atrasos pode ser explicada pela inconstância econômica dos últimos anos. Empréstimos, cheque especial, financiamentos, consignados, cartões de crédito estão entre as linhas de crédito com maior índice de atrasos.

Órgãos de proteção crédito, como o SPC e Serasa exercem papel importante nesse cenário. Na forma de banco de dados, as instituições são as responsáveis por armazenar as informações referentes à dívidas e negativações, ou também para os casos de adimplências, quando há o pagamento e quitação dos déficits (cadastro positivo).

Dívida expirada?

O fato é: dívidas prescrevem em cinco anos. De acordo com informações do Código de Defesa do Consumidor e Código Civil, além da prescrição dos débitos vencidos, o nome do devedor deixa de fazer parte da lista de negativados no prazo acima referido.

Ainda assim, ressalvas precisam ser feitas. Mesmo que ocorra a prescrição da dívida, tudo relacionado a ela, como juros e aplicação de tarifas, por exemplo, continuam existindo e com atualizações constantes. Ou seja, a pessoa continua com a vida financeira prejudicada.

Nesse caso, como a cobrança continua valendo, eventuais processos jurídicos contra o devedor também se mantêm ativos, isso se houver algum acordo prévio com a empresa credora. Em muitas situações, dívidas consideradas baixas inicialmente acabam ganhando escalas estratosféricas em razão dos atrasos e inserção mensal dos juros.

Cuidando do seu CPF

Ao solicitar crédito no mercado, o consumidor se depara com as constantes análises de crédito, principalmente no caso de lojas e financeiras. O processo é usual e bastante utilizado pelas empresas antes de disponibilizar o acesso aos seus produtos e serviços.

É importante que o consumidor acompanhe regularmente sua situação cadastral no site dos órgãos de proteção e entenda seu poder de compra e de pagamento quando o assunto for mercado financeiro e suas implicações.

Um ótimo exemplo está na análise feita pelo site do Serasa, por meio do índice de pontuação conhecido como “Serasa Score”. Na plataforma, o consumidor verifica se há pendências relacionadas ao seu nome e CPF, além de saber qual o seu real poder de compra.

A consulta é totalmente grátis. Para o acesso à pontuação, o usuário deve preencher o formulário com seus dados básicos como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e criação de uma senha para acessos futuros. Com a conta criada, as informações básicas ficarão disponíveis ao consumidor.

Para acesso ao Serasa Score e demais informações ligadas ao nome e CPF, basta clicar aqui.

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