scorecardresearch ghost pixel



FGTS: Saiba em quais situações vale aderir ao saque-aniversário

Ao optar por essa modalidade, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não poderá mais receber a rescisão do fundo.



Surgindo como uma alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho, o saque aniversário permite ao trabalhador, a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, conforme o mês do seu aniversário. Porém, ao fazer a escolha por essa modalidade, será necessário esperar pelo menos dois anos para voltar ao saque-rescisão.

Sendo assim, é essencial avaliar se vale a pena aderir a essa nova modalidade, para evitar futuras dores de cabeça. Isso porque, por exemplo, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não poderá mais receber a rescisão do fundo, já que terá feito seu saque anual.

Veja a seguir em quais situações é válido aderir a nova modalidade:

Antes de se aposentar

Nessa ocasião, o saque-aniversário não é ideal, já que o FGTS é liberado integralmente no momento da aposentadoria. Sendo assim, saldo permanecerá mais tempo rendendo no fundo, para assim ser sacado todo o valor de uma só vez.

Desempregado

Cidadãos recém-demitido por justa causa ou mesmo aqueles que se demitiram, podem ter saque-aniversário como uma boa alternativa. A justificativa se dá pelo fato de só ser possível acessar o FGTS após três anos de inatividade. Por outro lado, aqueles que estão próximo do fim desse período de carência, a melhor opção é permanecer com o saque-rescisão.

Novos empregados

Jovens que acabaram de ingressar no mercado de trabalho, já que o valor do fundo desse empregado não é alto, e pode ser significativo em muitos casos.

Estabilidade

Aqueles que desfrutam de estabilidade empregatícia, podem ter o saque-aniversário como aliado. Isso porque elimina-se o risco de ficar desempregado e sem o FGTS.

Guardadores

Trabalhadores que possuem uma reserva financeira para emergências pode aderir ao saque-aniversário de forma mais tranquila. Logo, mesmo que sejam demitidos, não há risco de ficar desamparado.

Veja também: FGTS: Vantagens e desvantagens do saque-aniversário




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário