scorecardresearch ghost pixel



Tenho dívida há mais de 5 anos. Estou com o nome limpo?

Além dos juros, débitos vencidos podem triplicar com o acréscimo de taxas e eventuais processos jurídicos.



Imprevistos acontecem e ninguém está livre de ter algum dia o nome figurando na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, a exemplo SPC, Serasa e Boa Vista. Livre disso, caso não tenha sido inevitável tal situação, o devedor precisa se planejar para quitar os vencimentos ou então o acesso ao crédito no mercado financeiro ficará restrito e limitado. 

Isso porque as instituições de concessão de empréstimos, cartões e financiamentos  – sobretudo bancos e financeiras – analisam minuciosamente o histórico de “bom pagador” do solicitante antes de ceder algum serviço ou produto. Contudo, uma dúvida recorrente assoma boa parte dos brasileiros: É verdade que o nome fica limpo depois de 5 anos de dívida?

Nome limpo?

A resposta é sim (e não). Para fins de esclarecimento, caso uma pessoa tenha uma dívida há mais de cinco anos, ela automaticamente deixa de fazer parte da lista dos órgãos que cuidam das restrições. No entanto, apesar da exclusão, ela continua existindo e o pior, com possibilidade de gerar eventuais ações jurídicas por parte do credor. 

Lembrando que o prazo vale para cada dívida ativa. Ou seja, se o devedor tiver, por exemplo, um total de três vencimentos, o tempo de cinco anos será aplicado para cada um, e separadamente. 

Cuide do seu CPF

Reestruturar a vida financeira não é tarefa fácil. Em muitos casos, o trabalhador precisa se desdobrar com os rendimentos mensais para dar conta de todos os pagamentos. Ainda mais com a inserção de juros e tarifas em decorrência dos atrasos. Segundo dados recentes do Serasa, cerca de 63,2 milhões de brasileiros estão na via da inadimplência.

Porém, nem tudo está perdido. Com as constantes mudanças no mercado financeiro, diversas empresas têm oferecido empréstimo para negativados e desconto nas negociações das dívidas. O Edital Concursos Brasil noticia quase que diariamente opções de crédito para negativados

Além disso, com a implantação do cadastro positivo – banco de dados que reúne informações de pagamentos concluídos ou em andamento pelo consumidor – a recuperação do poder de compra pode acontecer de forma ainda mais rápida.

Leia ainda: Empréstimo imediato Caixa sem consulta ao SPC e Serasa




Voltar ao topo

Deixe um comentário