scorecardresearch ghost pixel



Descubra como pedir a revisão do INSS e aumentar o valor da aposentadoria em 2020

Caso o segurado tenha notado erro em algum salário, pode pedir a correção no INSS. Alguns pedidos de revisão devem ser feitos diretamente na Justiça.



Todo segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem direito ao pedido de correção do benefício. Em contrapartida, muitas pessoas acabam acreditando em falácias e perdem o prazo de requerimento. Assim, passam o resto da vida recebendo um valor menor ao que poderia receber.

De acordo com normas previdenciárias, a regra de decadência permite que o segurado tente corrigir seu benefício dentro de um prazo-limite. Esse limite é de dez anos e começa a contar no mês seguinte ao da concessão da aposentadoria pelo INSS.

Apesar do período de uma década, o ideal é que a solicitação seja feita nos primeiros cinco anos. O motivo é que o INSS paga os atrasados de até cinco anos antes do pedido. Quem pede dentro dos cinco anos iniciais pode ter a garantia de toda a renda corrigida.

Como aumentar o valor da aposentadoria e outros benefícios do INSS?

Primeiramente, para conseguir o aumento dos valores, é necessário realizar a revisão do benefício e provar que existe erro. Isso pode ser feito reunindo dados e provas que confirmem inconsistência no cálculo.

Receber um benefício previdenciário com erro compromete não só a renda, mas as condições de vida do aposentado. Em tais casos, a legislação garante o direito de pedir revisão, desde que respeitadas as regras.

Caso o segurado perca o prazo de decadência, não tem mais direito de corrigir seu benefício e ganhar valores maiores. Caso o pedido de correção seja solicitado e analisado, o beneficiário pode, inclusive, receber menos do que recebia. Por isso a necessidade de comprovar o direito a valores mais altos.

Isso acontece porque ao receber o pedido de revisão, o servidor do INSS faz uma varredura em todo o benefício e analisa todo o histórico do contribuinte. Se for comprovado que houve erro, o contribuinte poderá ter um valor maior ou menor de aposentadoria no futuro.

Apenas nos casos em que o instituto não reconhece o tipo de revisão é que o trabalhador pode ir direto ao Judiciário. No entanto, é necessário entrar com o recurso administrativo antes de procurar a esfera judicial. Isso demonstra que o trabalhador tentou resolver o problema antes de recorrer da decisão.

Quais pedidos de revisão podem ser feitos diretamente no INSS?

De maneira geral, caso o segurado tenha notado que há erro em algum salário, pode pedir a correção no INSS. Alguns pedidos de revisão, como a Vida Toda, são necessários recorrer à Justiça, outros podem ser feitos diretamente na instituição. Confira:

  • Acerto de vínculos e correção de salários: nestes casos, é possível pedir a inclusão de algum vínculo de trabalho que ficou de fora ou corrigir o valor de algum salário;
  • Trabalho em área de risco: atividades insalubres exercidas até 12 de novembro de 2019, um dia antes da reforma da Previdência, há o direito de converter o tempo especial em comum diretamente no INSS;
  • Quem fica afastado recebendo auxílio-doença também tem direito de contar este período na aposentadoria.

Posso recorrer à Justiça para ter revisão do benefício?

Vale ressaltar que não se pode pedir a mesma correção duas vezes. Quem vai para o Judiciário pedindo o mesmo que está sendo analisado no posto tem o processo administrativo anulado.

O auxílio na esfera judicial é garantido para casos em que o INSS não reconhece o direito no posto, nega o pedido ou demora mais de 45 ou 60 dias para resolver a revisão.

Confira também: Calcule o novo valor de seu benefício INSS e os descontos para 2020




Voltar ao topo

Deixe um comentário