Detran começa a emitir registro e licenciamento de veículos on-line e para impressão em casa

Objetivo é reduzir custos e agilizar os serviços de emissão. Mudanças já começaram a ser implantadas na última quinta-feira, 30.

Fim do verdinho! Desde a última quinta-feira, 30, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) começou a emitir o registro e licenciamento de carros via internet para a impressão. O objetivo da iniciativa é trazer mais agilidade e diminuir os custos para emissão do documento, mas sempre prezando a segurança.

Segundo o presidente do Detran do estado, marcos Roberto Silva, o documento – chamado de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – ficará disponível para a consulta on-line pelo condutor após confirmação do pagamento dos impostos e multas ligadas ao automóvel.

Identificação via QR Code

Apesar de toda a praticidade, o órgão entende que fraudes no documento podem ocorrer. Por isso, como medida preventiva às ações de criminosos, foi determinado que para cada CRLV virá um QR Code acompanhado.

A sigla, que siginfica “resposta rápida” (do inglês, “Quick Response”), funciona como um mecanismo no modelo de código de barras bidimensional, facilmente escaneado e que direciona à uma página on-line vinculada à imagem.

Todas as informações acerca do veículo poderão ser encontradas por meio do QR Code, seja para consulta do próprio proprietário ou em situações de verificação, por exemplo, no caso de Blitz.

Redução nos gastos

De acordo com o presidente do órgão, a mudança irá promover uma redução de custos com a emissão do documento, até então feito em um papel mais “especial”. Em número, a economia chega a valer até R$ 48,08, no caso de segunda via.

Outra vantagem está no prazo: liberação em cerca de duas horas após os pagamentos das taxas e impostos aplicados. Quem precisar de urgência no processo, sobretudo no caso de viagens, o novo modelo será uma “mão na roda”, no melhor sentido do trocadilho.

*Importante: por se tratar de uma autarquia independente, com um órgão para cada Estado do Brasil, o regime interno do Detran varia de acordo com às leis e decretos de cada localidade.

Leia ainda: Concurso Detran é autorizado para níveis médio e superior. Confira os cargos e detalhes da seleção!

Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário