scorecardresearch ghost pixel



Grana extra: Nova modalidade de saque do FGTS é liberada em 2020!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacado em algumas circunstâncias. Neste mês, mais uma modalidade de saque foi liberada. Confira!



Mais uma modalidade de saque do FGTS foi liberada! Agora, o trabalhador poderá retirar a quantia se seus imóveis forem incendiados de forma involuntária. A medida já foi aprovada pela Defensoria Pública da União (DPU) e pelo Ministério Público Federal.

É importante destacar que, para se enquadrar na modalidade, é necessário que a pessoa apresente documentos comprovando as causas do incêndio. Assim, será possível concluir se realmente foi involuntário, por desastres ou acidentes ambientais.

A Caixa Econômica Federal acredita que a modalidade não pode ser liberada tendo o incêndio como desastre ambiental. Já a DPU declarou que essa liberação já é autorizada em outros casos previstos por lei. Por isso, seria importante para outros tipos de acidentes.

O Ministério Público Federal apoiou a decisão da DPU. Além disso, o MPF determinou que a medida seja válida em todo o Brasil, e não apenas no Pará, onde originou a iniciativa.

Quem ainda pode fazer o saque-imediato do FGTS em 2020?

Pelo menos 37 milhões de pessoas ainda não realizaram o saque do FGTS. É importante que esses trabalhadores fiquem atentos, já que a retirada só poderá ser feita até o dia 31 de março deste ano. Depois disso, as quantias retornarão para o Fundo.

O saque-imediato do FGTS iniciou em setembro do ano passado. Os trabalhadores fizeram suas retiradas de acordo com o mês de aniversário. Os correntistas Caixa receberam o dinheiro diretamente. Quem não sacar até a data estabelecida, só poderá pegar o dinheiro em casos previstos em lei.

É importante destacar que o saque-imediato do FGTS ainda permite que o trabalhador retire os valores em caso de demissão sem justa causa. Além disso, não tira o direito dos 40% de multa sobre o valor. Ao contrário do saque-aniversário, que só permite sacar a multa.

Leia também: FGTS: O que acontece se você desistir do saque-aniversário?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário