scorecardresearch ghost pixel



Como renovar a CNH durante a quarentena? Descubra aqui!

Conselho Nacional de Trânsito cria alternativas para condutores que tiverem os documentos vencidos durante o período da pandemia.



A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que milhões de brasileiros adotassem a quarentena como medida preventiva para evitar a disseminação em massa do vírus. Sem poder sair de casa, muitos estão preocupados com a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mas afinal: como renovar a CNH em tempos de isolamento social? Com os postos do Departamento de Trânsito (Detran) dos estados fechados, a renovação presencial está temporariamente suspensa, além de outros serviços, como o de licenciamento, por exemplo.

Dessa forma, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), permitiu, desde o dia 19 de março, a circulação de veículos conduzidos por motoristas que estejam com a CNH vencida. Contudo, há ressalvas. Isso porque a medida só se aplica a quem teve o documento expirado a partir da data de 19 de fevereiro.

Ou seja, para habilitações vencidas antes desse período, serão aplicadas as regras e punições já conhecidas.

Suspensão de outros serviços

Para tranquilizar o motorista, outras obrigatoriedades foram paralisadas temporariamente em razão da pandemia. De acordo com o Contran, elas retornarão apenas quando as agências do Detran estiverem aptas ao funcionamento, o que ainda não tem data definida. 

Além dos serviços já mencionados, a suspensão também é válida para:

  • Expedição do Certificado de Registro de Veículo (CRV), caso a transferência tenha ocorrido após 19 de fevereiro;
  • Permissão de dirigir (PPD);
  • Serviço de licenciamento, desde que ainda não tenha sido expirado;
  • Recursos de multas;
  • Identificação de condutor infrator;
  • Defesas e recursos relativos à suspensão; e
  • Cassação do direito de dirigir.

Renovação da CNH pode ser feita on-line

Alguns condutores podem renovar a CNH de forma on-line em certos estados do Brasil, como por exemplo, os residentes de São Paulo, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Isso porque, mesmo antes da pandemia, o serviço já era oferecido virtualmente, sendo então mantido.

Se você é de alguma dessas unidades federativas, a renovação da carteira de motorista acontece pelo site do Detran. Basta clicar na aba de serviços on-line e escolher a opção “Renovação de CNH”. Siga as orientações e gere a guia de recolhimento referente a taxa de pagamento. Por lá, também é possível acompanhar todo o processo. 

Leia ainda: Nome sujo ou score baixo? Confira 3 cartões de fácil aprovação durante a pandemia




Voltar ao topo

Deixe um comentário